Está chegando o final do ano, as principais maratonas já foram realizadas, então resolvi fazer um levantamento da participação dos brasileiros mundo afora. Pesquisei a quantidade de brasileiros que participou em mais de 30 maratonas internacionais e cheguei à lista abaixo com as 10 provas preferidas dos brasileiros.
Fonte: sites com resultados das provas
Sim, Berlim é a nossa maratona estrangeira preferida. Os 600 corredores brasileiros que lá estiveram formam um público maior do que as maratonas de Brasília, Recife, Salvador, Foz do Iguaçu e Florianópolis conseguiram atrair. Sim, aqui no Brasil, das nossas 9 maratonas, apenas 4 (Rio, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre) conseguiram juntar mais de 600 corredores.
Interessante notar que cada uma destas maratonas internacionais tem um atrativo diferente. Suponho que Berlim, Chicago e Buenos Aires atraem principalmente por serem provas com potencial para se bater o recorde pessoal (provas frias e planas). Já quem vai para Disney e Nova Iorque está menos preocupado com o tempo (pelo menos foi o meu caso em ambas) e mais com as atrações da cidade, sendo uma ótima oportunidade de viajar com a família e unir o útil ao agradável.
Já no segundo pelotão das Top 10 temos Santiago e Punta del Este com o grande atrativo de serem viagens curtas e mais baratas, Boston que é o desejo de todos corredores competitivos (mas não é para qualquer um), Amsterdam como uma ótima opção de prova fria e plana também, porém menos batida, e Paris que, afinal de contas, é Paris. Quem correu a maratona francesa diz que é como um city tour a pé, onde se pode ver os principais pontos turísticos da cidade.
O que estranhei nesta pesquisa é que a Maratona de Londres, uma das 6 Majors e uma cidade muito visitada por brasileiros, teve apenas 15 concluintes conterrâneos na edição de 2013. A outra Major que não aparece no Top 10 é Tóquio, com apenas 21 brasileiros concluintes (ainda assim mais do que em Londres!).
E você, qual sua maratona estrangeira preferida (seja porque já correu ou porque tem como sonho de consumo)?