Foi realizado neste fim de semana (7 a 9 de Março) em Sopot, Polônia, o Mundial de Atletismo Indoor (Pista Coberta). E, como vocês já devem saber, tivemos a alegria de ver o Duda, Mauro Vinicius da Silva, no lugar mais alto do pódio pela 2a vez consecutiva. Isso mesmo, temos um Bicampeão Mundial Indoor de Salto em Distância. É o primeiro brasileiro a conseguir um bicampeonato mundial no atletismo!
Esta medalha de ouro garantiu ao Brasil um honroso 14 o. lugar no quadro de medalhas, a frente de países com mais tradição no atletismo como a Alemanha, por exemplo, que conseguiu 3 pratas, mas nenhum ouro. O quadro de medalhas completo você pode ver aqui no site da IAAF.
Mas existe outro quadro de medalhas interessante de se acompanhar, que representa a competição entre as marcas esportivas que patrocinam as delegações dos países. No ano passado fiz esse quadro para o Mundial de Atletismo da Rússia. E agora registro aqui o desempenho das marcas no Mundial de Sopot.
Como já era de se esperar, a Nike dominou o quadro de medalhas, afinal de contas ela patrocina as principais equipes do atletismo mundial: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, Quênia e outras tantas, inclusive o Brasil. O que chama a atenção é como os percentuais são muito parecidos de um campeonato para o outro, mesmo considerando que os eventos são bem diferentes. O Mundial Indoor tem bem menos modalidades e inclusive algumas que não existem na versão tradicional do Mundial de Atletismo, como os 60m rasos no lugar dos 100m rasos.
Vale ressaltar que estou considerando aqui o total de medalhas, independente se é ouro, prata ou bronze, partindo da premissa que a exposição e o ganho de percepção da marca (o famoso “brand awareness“) é similar para as três posições.
Medalhas por Marca Esportiva no Mundial de Atletismo da Rússia em 2013
Medalhas por Marca Esportiva no Mundial de Atletismo Indoor de Sopot (Polônia) em 2014
Neste último evento a Nike manteve sua predominância, seus atletas, de 16 países diferentes, conquistaram 47 das 78 medalhas em disputa. Já a Puma conquistou 10 medalhas (todas da América Latina: 5 da Jamaica, 3 de Cuba e 2 das Bahamas) e, com isso, passou a frente da irmã-rival Adidas que ganhou apenas 7, sendo 5 da Etiópia, 1 da Grécia e 1 da Austrália (Não conhece a história do surgimento de Puma e Adidas? Isso é assunto para outro post).
Um dado interessante: A delegação do Reino Unido mudou de patrocinador no final do ano passado, deixou de usar Adidas depois do Mundial da Rússia e assinou com a Nike. Só aí a Adidas perdeu 6 medalhas neste mundial de Sopot.
A Asics se manteve no pelotão Top-4 com 4 medalhas conquistadas por seus atletas (3 da França e 1 da Holanda). Outro fato interessante é a marca polonesa 4F, patrocinadora da delegação anfitriã, que beliscou 3 medalhas e, com isso, ganhou um certo destaque no ranking das marcas.
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Na segunda pizza, 4F (4%), que marca esportiva é essa? É nova? Qual o país de origem?
Surpreso da Puma ter ficado a frente da Adidas! Considerando os valores dentro do percentual de erro, trocaram de posição em relação ao Mundial de 2013.
Questionamento de um leigo. O mundial ser indoor ou não tem aspectos relevantes que alteram no desempenho do atleta a ponto de troca de posições na classificação final da modalidade? A pergunta é feita em cima da troca de fatias entre a Adidas e a Puma nas duas pizzas, porém uma retrata o mundial indoor e a outra não.
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Oi Hélio, como explico no final do texto a 4F é uma marca polonesa, patrocinadora da sua delegação. Como o Mundial foi lá, a equipe da casa conseguiu ganhar 3 medalhas, o que gerou um destaque maior do que o usual para a marca.
Isso, a Puma passou a Adidas desta vez. Mais do que qualquer diferença de competição, um dos fatores que eu acho que mais contribuiu foi a Adidas ter perdido o patrocínio do Reino Unido para a Nike (6 medalhas a menos).
abs
Rodrigo
Bem interessante, Rodrigo. Eu desconhecia a marca 4F. Valeu os dados!!
abraço
Helena
Blog Correndo de bem com a vida
@Correndodebem
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A 4F é polonesa e, pelo jeito, só patrocina a delegação do seu próprio país. Valeu Helena!
abs
Rodrigo
Bem interessante, a info.
Realmente, a Nike é uma empresa de mkt.