Fazer turismo e correr uma maratona para bons resultados é o que motiva centenas de brasileiros a viajarem ao exterior todos os anos. A temperatura favorável costuma ser o principal fator na obtenção de marcas rápidas, mas também conta a boa organização, percursos geralmente planos ou quase e o clima festivo, com muitos participantes.
A Maratona de Nova York historicamente tem enorme procura por estrangeiros e os brasileiros não fogem a essa regra. Já foram em maior número, há alguns anos, mas a prova continua sendo motivo de desejo, mesmo com a concorrência de outras, que caíram no gosto de brasileiros mais recentemente.
Neste ano, concluíram em Nova York 360 brasileiros, sendo que uns 20 moram no país; de qualquer forma mais do que em 2008, quando foram 238. Em segundo lugar no ranking das preferidas, aparece Berlim, com 312, seguida de Disney (224), Chicago (221) e Paris (147).
Paris teve uma queda de procura, enquanto Berlim mostrou crescimento, assim como Disney. Aliás, a Meia da Disney, que acontece na véspera da Maratona (dias 9 e 10 de janeiro em 2010) reuniu 196 brasileiros; outra meia bem procurada por nossos corredores é a de Lisboa (118 concluintes), e mais ainda a de Buenos Aires, mas que neste ano foi cancelada.
Em função desse cancelamento, a opção foi correr a meia que aconteceu junto com a maratona de Buenos Aires, em outubro, com participação respectivamente de 97 e 115 brasileiros.



