Como falamos em outro post no site da CR, no Brasil não acontece nenhuma maratona “pura”, ou seja, em que o evento tenha uma única distância, os famosos 42.195 metros. Ao contrário do que se verifica nas maiores e mais importantes do exterior, como Nova York, Paris, Chicago, Berlim, Boston e Tóquio, para ficar em apenas algumas. E excepcionalmente uma única na América Latina, a de Buenos Aires.
Já por aqui, todas as denominadas “maratonas” compreendem diversas distâncias, para atrair maior público, mesmo porque a quantidade de maratonistas é limitada, talvez por sermos um país tropical, o que desestimula a realização dos extenuantes treinos exigidos para se enfrentar os 42 km.
Em função disso, muitas surgiram com o tal nome vindo da Grécia, sendo a mais famosa a Pão de Açúcar de Revezamento, nos anos 90, um sucesso estrondoso que se mantém e que gerou muitas “filhas”. O conceito era “se não consegue correr os 42 km, junte mais 1, 3 ou 7 amigos e venha participar de uma maratona”. Dessa forma, podia se inscrever em duplas, quartetos e octetos.
Depois aconteceram e continuam surgindo eventos semelhantes, sempre no formato de revezamento, por vezes se arredondando a distância para 40 km, em equipes de 3 ou 6 participantes e outras pequenas mudanças. Em algumas poucas havia até a opção dos 42 km solo, mas não vingaram, talvez porque os maratonistas (de verdade) não se animavam muito a participar de uma corrida em que seriam meros coadjuvantes. A razão é que estes corredores “sérios” estariam em um evento declaradamente festivo, em que a absoluta maioria tinha como objetivo confraternizar com os colegas de equipe.
Voltando às nossas maratonas não “puras”, normalmente junto com os maratonistas largam os demais corredores para fazer as distâncias de 21, 10 ou mesmo 5 km, e o resultado é que os primeiros correm a segunda parte do percurso sem companhia, num ambiente meio desolador, e com pouca gente na chegada, na medida em que quase todos os demais
participantes já voltaram para casa.
Algumas tentativas foram feitas para minimizar esse problema, como em Porto Alegre, durante alguns anos, em que aconteciam os 42 km solo, ao mesmo tempo que também em duplas, portanto garantindo aos maratonistas mais corredores próximos todo o tempo, o que é especialmente reconfortante, notadamente no terço final.
Maratona FILA
Agora, surgiu a 1ª Maratona FILA, dia 28 de agosto na Cidade Universitária da USP, na capital paulista, com duas inovações interessantes. A primeira é que os 42 km serão disputados em 4 voltas de 10,5 km, detalhe que tem algo de negativo, pela repetição do percurso.
Aliás, em abril de 2000, aconteceu a Maratona do Verde, compreendendo 6 voltas de 7 km dentro do Parque Ibirapuera. Era uma tentativa de copiar o início da de Nova York, em 1970, que ficou confinada ao Central Park, antes de chegar ao seu percurso atual, em 1976. O evento paulistano teve poucos participantes e não se repetiu.
Por outro lado, na corrida promovida pela FILA poderá ser estimulante o fato dos maratonistas serem vistos várias vezes pelos amigos, familiares e colegas de equipe, e não, como é comum nas maratonas, em que se acompanha o corredor largar e depois de algumas horas sua chegada.
A outra novidade é talvez o grande diferencial e eventualmente animará os maratonistas a se inscrever. Junto com os dos 42 km solo, largarão (às 5h30) também o primeiro ou primeira das duplas e dos quartetos e, assim, aqueles terão corredores ao lado, praticamente o tempo todo, o que pode acontecer até de forma programática, isto é, equipes montarem duplas e quartetos para acompanhar alguns de seus maratonistas, o que vale também para amigos e familiares.
Lembrando que a Maratona FILA, organizada pela Beta Sports, deverá cumprir todas as recomendações exigidas em uma prova oficial, notadamente a questão do percurso devidamente aferido, e assim seus resultados valerão para o Ranking Brasileiro de Maratonistas, montado pela CR. Quanto às duplas e aos quartetos, poderão ser masculinos, femininos ou mistos. As inscrições são bem limitadas e podem ser feitas no site www.ticketsports.com.br/e/maratona-fila-33438.
As inovações da 1ª Maratona FILA vão atrair o interesse dos corredores brasileiros? Dia 28 de agosto saberemos!