Notícias admin 29 de março de 2015 (0) (112)

Arrecadações virtuais, para alcançar uma meta

A dificuldade financeira talvez seja um dos maiores empecilhos para a realização de um sonho. E isso não é diferente do mundo esportivo. Muitos atletas têm seus desejos adiados devido ao custo alto de uma possível carreira. Existe dificuldade em adquirir um bom material para os treinos, alimentação, viagens, hospedagens, entre outras tantas variáveis que podem afetar o esportista.
Para que a pessoa tenha todos esses itens bem organizados e para que não atrapalhe seu rendimento dentro de uma competição, o orçamento deve estar muito bem ajustado. Só que o patrocínio para atletas com uma expressão menor ainda é bem difícil. Empresas aguardam resultados para que assim possam apostar na pessoa e divulgar suas marcas. Este caminho, portanto, é muito árduo para os que estão recém trilhando seu destino.
Procurando uma forma de amenizar os problemas enfrentados por possíveis estrelas do esporte, surgem diversas ideias de ajuda solidária. Amigos unem-se em prol de boa causa e começam a criar eventos e métodos que ajudem o indivíduo a alcançar seu objetivo pleno. Estes mecanismos podem envolver desde doação de materiais para os treinos até valores monetárias. E no meio deste caminho surgem até mesmo as velhas rifas, em que um produto é sorteado entre os compradores dos números.
Pensando nesta necessidade alguns empreendedores desenvolveram uma forma simplificada de arrecadação. Este novo meio é disponibilizado pela internet e chama-se amigavelmente de "financiamento coletivo", sendo esta uma forma objetiva de levantar a quantia necessária para a realização do projeto. Tendo o conhecimento sobre as ferramentas disponíveis no mercado, torna-se um grande aliado no que diz respeito à arrecadação, desde que seja para uma boa causa. E com um marketing bem elaborado ela se torna uma importante ferramenta monetária.
Até mesmo a atleta campeã olímpica, ouro no salto em distância em Pequim, Maurren Maggi, utilizou deste artifício para financiar e manter seus treinamentos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Para esta finalidade surgiram alguns sites na internet, que estão disponíveis para utilização.

VAKINHA E ARREKADE. Entre os sites brasileiros com maior destaque estão o Vakinha e o Arrekade, que possuem praticamente a mesma dinâmica. Para ter acesso a qualquer uma das plataformas, é necessário um cadastro prévio, para que o sistema forneça um usuário para utilização e uma senha. Realizado este passo, basta criar a campanha de arrecadação, preenchendo os dados exigidos.
O site Vakinha (vakinha.com.br) possui um formulário bem enxuto, tornando o processo de elaboração do pedido de financiamento virtual muito fácil. Adicione um título que traduza de forma fácil seu desejo, informe a finalidade do pedido, preencha a meta, ou seja, o valor que deseja alcançar, a data para finalizar o financiamento, e nos campos de descrição informe de forma clara os objetivos do financiamento. Desta forma os colaboradores terão consciência da sua causa.
Também é possível colocar uma imagem da campanha a ser realizada. Com todos esses dados preenchidos e o termo de condições de uso aceito, basta clicar em "Criar Vakinha" para que o sistema efetive sua criação. Ele também irá fornecer um link para que seja possível compartilhar a campanha em diversos meios, como mídias sociais e sites. Pelo próprio site é possível verificar o andamento das arrecadações.
O site Arrekade (arrekade.com.br) apresenta um layout com algumas diferenças em relação à plataforma citada anteriormente. Ele foi criado para que o usuário realize o processo basicamente em três passos. No primeiro, o usuário seleciona o tipo de arrecadação, onde estão disponíveis diversos eventos, desde os básicos até os mais elaborados.
O segundo passo refere-se aos custos e nele é possível adicionar todos os itens que farão parte do centro de custos do financiamento. Existem vários itens disponíveis para serem utilizados. Eles possuem valores pré-definidos, mas poderão ser alterados facilmente. Preenchida a lista de itens, siga para a próxima fase.
O passo seguinte refere-se a dados como nome da campanha, data de encerramento, link para publicação, descrição, entre outros. Salve o evento para começar a divulgar. O sistema também possui um item para verificar como estão as arrecadações.
As duas plataformas cobram taxas para gerenciamento de recursos arrecadados. Elas variam, assim como acontece com os bancos. Então é necessário que o usuário esteja atento antes de criar qualquer campanha, pois uma porcentagem do dinheiro arrecadado fica com a plataforma escolhida, como uma espécie de cobrança de taxa de serviços.
Também se deve atentar para os métodos de transferência das arrecadações, pois eles podem apresentar facilidades entre os sistemas. Existem sites de arrecadação em que o usuário pode fazer a transferência dos recursos somente através de DOC, enquanto em outros é possível realizar diretamente para diversos bancos conveniados, o que pode agilizar o processo para o usuário.
De acordo com informações de um site que contém conteúdo de diversos sistemas de financiamento virtual, o Crowdfunding.org, estima-se que os recursos envolvendo financiamentos voluntários tenham dobrado em 2014, em relação ao ano anterior.
Para que a campanha do usuário tenha sucesso algumas das dicas de especialistas são: proposta com descrição clara e objetiva; divulgação nos canais certos; e quando finalizar a campanha informe aos contribuintes o valor arrecadado. Se possível, ao utilizar o recurso tente mostrar como ele foi utilizado. Seguindo essas premissas, os colaboradores poderão ajudar novamente, em alguma outra oportunidade.

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