Notícias zDestaques da Home (Esquerda) Redação 27 de novembro de 2024 (0) (29)

Após 10 anos de espera, campeã da Maratona de Boston 2014 finalmente receberá seu prêmio


A etíope Buzunesh Deba, campeã da Maratona de Boston 2014 e recordista do percurso, finalmente receberá seu prêmio em dinheiro quase dez anos após a conquista. A premiação, no valor de 100 mil dólares, será concedida graças a uma nova iniciativa da Associação Atlética de Boston (B.A.A.), que visa compensar atletas limpos afetados por casos de doping nas últimas décadas.

A B.A.A. anunciou que, a partir de janeiro de 2025, começará a realizar pagamentos voluntários para atletas que tiveram suas classificações ajustadas devido à desqualificação de outros competidores. A medida contempla provas desde 1986, ano em que o prêmio em dinheiro foi introduzido na Maratona de Boston.

Deba, que inicialmente terminou em segundo lugar na edição de 2014, foi posteriormente declarada campeã após a desclassificação da queniana Rita Jeptoo por doping. Além do título, Deba estabeleceu o recorde do percurso, completando a maratona em 2:19:59. No entanto, a atleta teve que esperar quase uma década para receber a diferença de 75 mil dólares pelo primeiro lugar e os 25 mil pelo recorde.

Após uma reportagem do Wall Street Journal, que destacou a longa espera da atleta, o empresário norte-americano Doug Guyer enviou um cheque de 75 mil para compensar a diferença entre o prêmio de segundo e primeiro lugares.

Além de Deba, a queniana Edna Kiplagat, que também foi promovida ao primeiro lugar após a desqualificação de Diana Kipyokei em 2021, está entre os beneficiados pelo programa. No total, 80 atletas de oito edições da Maratona de Boston e nove corredores da prova de 5 km poderão receber compensações, somando 300 mil dólares. A B.A.A. reforçou que atletas envolvidos em doping não terão direito aos pagamentos e buscará recuperar valores já pagos a competidores posteriormente desqualificados.

Veja também

Leave a comment