Keira D’Amato, que perdeu o posto de recordista norte-americana de maratona na semana passada para a Emily Sisson (2:18:29 na Maratona de Chicago), confirmou presença na Maratona de Nova York 2022, no dia 6 de novembro.
Tricampeã nacional e recordista das 10 milhas, a atleta, que correu em Berlim agora em setembro, optou por encerrar o ano em Nova York, que foi marcado pelo recorde feminino nacional em maratona, estabelecido por ela em janeiro de 2022, na Maratona de Houston, com 2:19:12. Mãe de dois filhos, aos 37 anos, D’Amato quebrou em 24 segundos a marca de Deena Kastor, que permanecia desde 2006. Ela permaneceu bem pouco tempo como a mais rápida do país nos 42 km, ou seja, até o último fim de semana. Ela foi sexta colocada em Berlim. Será sua estreia em Nova York.
Apesar da participação de D’Amato, os organizadores já confirmaram a baixa de duas atletas importantes: a queniana Peres Jepchirchir, campeã olímpica em Tóquio e vitoriosa em Nova York 2021 e Boston 2022, que está lesionada, e a norte-americana Elkanah Kibet, quarta colocada em Nova York 2021, que terá que cumprir obrigações do Exército dos EUA e não poderá competir.