20 de setembro de 2024

Contato

Notícias André Savazoni 4 de março de 2018 (0) (157)

Com prata, Almir Junior mantém a tradição brasileira no salto triplo

Crédito da foto: Anderson Rosa/CBAt
Crédito da foto: Anderson Rosa/CBAt

Almir Cunha dos Santos, o Almir Junior, conquistou no sábado (dia 3) a medalha de prata no salto triplo do Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, na Barclaycard Arena, em Birmingham, na Grã-Bretanha. Foi a única medalha brasileira na competição e a 16ª em toda a história dos Mundiais em Pista Coberta.

Com pouco mais de um ano de salto triplo (antes fazia o salto em altura), Almir Junior chega ao melhor resultado da carreira. Ele foi vice-campeão, com a marca de 17,41 m, sendo superado pelo norte-americano Will Claye, ganhador do ouro com 17,43 m e novo líder do ranking mundial. O melhor salto do brasileiro era de 17,37 m. O português Nelson Évora, campeão olímpico de Pequim-2008, ficou com o bronze, com 17,40 m.

O saltador da Sogipa fez novamente uma prova consistente e nem a gripe forte que pegou em Porto Alegre (RS), antes da viagem para a Grã-Bretanha, comprometeu o desempenho. Ele queimou dois dos seis saltos a que teve direito, mas teve a regularidade demonstrada nos meetings disputados nos Estados Unidos e na Europa, com duas marcas acima de 17 m: 17,22 m na segunda tentativa e 17,41 m na quinta.

Com a bandeira do Brasil nas costas, ele mostrou-se extremamente feliz com a conquista da medalha, ao passar pela zona mista e conversar com a reportagem da SporTV. “Dei o meu melhor e realizei um sonho. Competir com esses caras é muito especial. São eles que estudo nos vídeos e vejo saltar”, contou o brasileiro. “Entrei na prova com a cabeça tranquila e fiz o que consegui treinar.”

O bom resultado de Almir Junior é uma esperança para o prosseguimento da grande história brasileira no salto triplo, iniciada nos anos 1950 por Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico e autor de cinco recordes mundiais.

“Entrar nessa prova nunca foi um peso. Ao contrário, sempre foi uma motivação. É muito bom defender uma história, que deu tantas glórias ao Brasil”, disse o brasileiro, que recebeu a medalha de prata neste domingo (4).

Veja também

Leave a comment