Notícias André Savazoni 3 de fevereiro de 2012 (40) (102)

Ajude a escolher outras cidades para a Série K21 Brasil

Se a primeira impressão é a que fica, a K21 Series tem tudo para repetir no Brasil o sucesso que já é na Argentina e crescer muito nos próximos anos. Em pouco mais de três semanas, foram preenchidas 75% das inscrições para a prova de abertura, em Arraial do Cabo, litoral do Rio de Janeiro. A bela cidade vai receber mais de 1.200 pessoas, entre corredores e acompanhantes, no final de semana da prova, 5 e 6 de maio. Uma segunda etapa, dia 15 de julho, na Ilha do Mel-PR, está confirmada. E os organizadores pedem sugestões de outras cidades para expansão da série.

Imagens do Percurso do K21 Rio Arraial do Cabo! from K21 Rio on Vimeo.

A Rio Esportes Eventos, de Adevan Pereira, juntamente com o Juan Carlos Asef, da Bombinhas Runners e organizador da K42 Bombinhas, estão estudando outros locais pelo Brasil para expandir o K21 para o próximo ano. Em 2012, a tendência é de que sejam duas etapas preparatórias para o K42, no dia 18 de agosto (leia abaixo). Então, onde você gostaria de ver uma etapa do K21? Deixe seu comentário com as sugestões que será enviado para os responsáveis. Quem sabe sua indicação não acaba aprovada…

De acordo com Adevan, para o sucesso das provas de montanha, é fundamental o entrosamento com a cidade e, em Arraial do Cabo, contaram com o total apoio da Secretaria Municipal de Esportes. O percurso está definido e pode ser visto, como a altimetria, no site da prova. Quer participar? Então, não perca tempo. As inscrições foram ampliadas, ainda há vagas, mas não dá para demorar muito!

A largada será dia 5 de maio, sábado, às 8h, na Praia Grande, em Arraial do Cabo. Há duas modalidades: K21 individual e por equipes (2×10,5 km). A entre dos kits ocorrerá na sexta-feira, dia 4, das 10h às 20h. Já confirmei a minha presença no K21 Arraial do Cabo e haverá toda a cobertura aqui no blog, no podcast CRnoAr e na Contra-Relógio.

Novidades – Conversando com Juan, ele confirmou ao blog mais uma etapa para 2013: K21 Santa Catarina. Revelou ainda que estão em negociações adiantadas para uma terceira prova ainda em 2012, no mês de outubro. De acordo com Juan, além disso, nas cidades interessadas em receber a série de meias-maratonas, é importante estarem localizadas no máximo a 80-100 quilômetros de um aeroporto com voos regulares.

Veja também

40 Comments on “Ajude a escolher outras cidades para a Série K21 Brasil

  1. Olá André!!!

    Foi legal saber que a procura esta grande para o K21 Arraial do Cabo (RJ), e também de saber da confirmação do K21 Ilha do Mel (PR).

    Como paulista e paulistano não posso de jeito nenhum deixar de “reivindicar” um K21 para o Estado de São Paulo, a “terra dos bandeirantes”, e sem dúvida um dos melhores lugares para ser fazer corridas de montanha no Estado de São Paulo é Campos do Jordão, tá aí, minha sugestão.

    E ai paulistas e paulistanos vamos puxar pelo menos uma “sardinha para nossa brasa”, risos!!!

    Um grande abraço para todo o Brasil!!!

  2. Pelo jeito o bichinho picou firme ??

  3. Olá, André!

    Mesmo com o crescimento da corrida de rua no Brasil as corridas com “percursos alternativos” aqui ainda não têm a mesma força que em outros países, por isso a iniciativa de levar as etapas da K21 para o maior número de estado do país é muito bem vinda!
    Por isso, seguindo o conselho do Marcos Pinguim de “puxar a sardinha p nossa brasa”, venho lembrar que o ES é um ótimo estado para a realização do evento, em especial por causa da proximidade entre praia e montanha, o que pode enriquecer muito o percurso.
    Bem, fica o convite e a esperança de que a K21 chegue ao Espírito Santo.
    Um abraço!

  4. Olha, tenho uma dica. Existe uma prova aqui em MG que é chamada de Caminhada da Inconfidência. Você vai encontrar muitos vídeos na internet. A inscrição é feita pelo Ativo.com. A “prova” já está em sua trigésima edição. São 38 km de caminhada, largando na Praça de Tiradentes em Ouro Preto e chegando em Ouro Branco, passando por cima da Serra de Ouro Branco. No meio da Estrada Real. Fica a dica. Pra chegar no k42 é mole e o visual é maravilhoso!

  5. Acho que a K21 tem que vir para o Centro-Oeste. Aqui temos excelentes trilhas na Serra dos Pirineus, na histórica Pirenópolis, a 120 km de Brasília. Há ainda outra opção “mais selvagem” que é a espetacular Chapada dos Veadeiros, com uma boa infraestrutura de pousadas e hotéis em Alto Paraíso e na Vila de São Jorge.
    Os corredores do Sudeste nunca viram paisagem igual, isso eu garanto.
    Parabéns pela iniciativa!

    ——————————–

    Ana Cristina, tem razão. Conheço Pirenópolis, fica bem perto de Brasília. A Chapada dos Veadeiros também. As duas no Estado de Goiás. Dá para chegar pelo aeroporto JFK JK e ir para lá. Ótima sugestão.

    PS – Só a correção do aeroporto, que tinha colocado JFK e é o JK, em Brasília. Vendo voos para NY e, daí, fiz a bobagem!!!

    Abraço
    André Savazoni

  6. A região que moro, Itaí, próxima a Avaré, fica a 300 km da capital paulista, com muito verde, boas estradas e trilhas, com altimetria puxada (entre 550 a 650m) e inúmeros visuais lindos da represa Jurumirim, no Rio Paranapanema.

  7. Uma volta a Ilha Grande, en Angras do Rei seria miuto boa.

    Saludos da Argentina.

  8. Bom dia

    A minha sugestão, é um k21 em BALNEÁRIO CAMBORIÚ, aonde o ramo hoteleiro é completo, muitas opções de gastronômia, bem proximo ao local da prova k42, sem contar que BC hj ja conta com uma Meia Maratona, e com a 10 milhas do Parador, uma k21 nas trilhas de interpraias, taquaras, laranjeiras, estaleiro e estaleirinho seria fantastico, e certamente seria uma corrida de muito sucesso e aceitação.

    GRATO
    LUIZ FILIPE SANDER
    BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC

  9. Uma que não pode faltar: K21, ou até K42, em Ilhabela.
    Façam o percurso indo até a praia de Castelhanos!

  10. Sou do MS, mas acho q a prova cairia bem em Chapada dos Guimarães, o lugar é lindo e caminhos para a prova n faltarão. Fica 60km de Cuiabá.

    corridaderuams.blogspot.com

  11. Pelo menos uma em cada região do país ia ser legal…

  12. Não posso sugerir minha cidade, pois é plana. Mas quando precisarem de um percurso plano, temos uma praia com 220Km de extensão que liga o RS ao Chuí. A dificuldade fica por conta do vento, que adora ser contra 🙂

  13. SERGIPE – Serra de Itabaiana/Miaba

  14. Ótimas sugestões!!! E com certeza é um grande desejo levar o K21 para cada região do país. Abraço!

  15. Hay 3 propuestas para el estado de SP: Campos de Jordán, Itaí e Ilhabela. Cual es mejor?

    ——————–

    Juan, as três são excelentes.

    Daí, tem a questão da logística para a organização. Campos do Jordão é o mais perto de aeroporto (Cumbica/Guarulhos e também o de São José dos Campos), além das belezas naturais e altitude (os atletas de elite fazem aclimatação lá). Itaí movimentaria a cidade e região. Ilhabela tem o atrativo litoral/natureza. É um lugar muito, mas muito bonito. O trecho até Castelhanos falado é maravilhoso.

    Abraço
    André Savazoni

  16. Eu adoraria uma corrida dessa na nossa linda Ilha Grande/Angra dos Reis/RJ… Acho realmente q se é para juntar natureza, montanha, trilha e mar… Lá é o lugar perfeito… Alem de ser histórico por conta do presidio desativado…

  17. também apoio a escolha da região de Pirenópolis. inclusive ocorreu uma etapa do x-terra por lá ano passado. e só uma correção, caro André: O aeroporto de BSB é o JK e não JFK… o segundo é em NY… rs rs

    ————————-

    Lógico Eco. É JK mesmo. Isso que dá ficar fazendo cotações de voos para ir para NY para correr a Maratona de Boston kkkkk daí, confundi os presidentes!!! Respondi bem na hora que analisava os preços. Acho que por isso fiquei meio atrapalhado rs.

    A sugestão de Pirenópolis é excelente mesmo.

    Abraço
    André Savazoni

  18. Aqui em Quatro Barras temos uma trilha chmada Caminho do Itupava que tem 23 km que corta a serra do mar e leva do planalto até o litoral, lugar fantastico. tem como ajustar a largada pra fechar em 21k. perfeito. vi que Ilha do mel tambem está na lista, lembrando que já temos uma meia, uma Maratona e Um corrida de montanha de 12k organizadas lá pela Naventura. abraços.

  19. O negócio é botar todo mundo para correr as várias trilhas dos vários morros de Campos do Jordão, se quiser ter moleza, vai correr no asfalto, risos!!!

  20. Olá, quero uma etapa em Minas Gerais, montanha aqui é o que não falta. abçs

  21. Loco pronto para essa prova:
    Serra de Ibitipoca MG, fácil acesso, próximo de BH e Juiz de Fora.

    Nos anos anteriores o pessoal de Juiz de Fora fazia um evento lá, mas depois não tive mais notícia.

  22. Tenho consciência, que o aumento dos praticantes das corridas de montanha, vão possibilitar na mesma proporção, um aumento de interesse na preservação do meio ambiente e consequente diminuição da especulação imobiliária e destruição dos patrimônios naturais não só no Brasil mas em todo nosso planeta.

    Sei que não basta apenas a pessoa correr no meio da natureza, mas sei que os organizadores desse tipo de evento, com o Juan Carlos Asef e tantos outros podem aproveitar essa oportunidade para introduzir muitos conceitos, valores e hábitos sobre como se deve respeitar, proteger e dessa maneira preservar o pouco que resta de natureza das nossas praias e montanhas.

    Por exemplo, pode-se fazer um “folder” (de preferência em papel reciclado) alertando e valorizando esses hábitos que seria distribuído no kit de cada maratonista na véspera da prova, e vários links sobre preservação do meio-ambiente no site oficial da prova.

    Outra ideia super interessante que você pode adotar, é em relação a eliminação dos copos descartáveis, achei super interessante o que o diretor técnico Carlos Duarte fez no Desafio Prais e Trilhas, no dia da entrega dos kits ele da um copo onde tem a marca da prova para cada competidor, no canto superior desse copo existe uma pequena correntinha que pode ficar preso na mochila ou na roupa do corredor, quando ele chega nos postos de hidratação ele para e toma a água e o gatorade no mesmo copo, evitando assim ter que levar as embalagens descartáveis pelo caminho e poluindo as trilhas, diminuindo assim o trabalho dos staffs que sempre tem vasculhar as trilhas para recolher os copos descartáveis, comenta essa sugestão que estou te passando para o Carlos Duarte, tenta fazer um copo, com a marca K42 e K21, que também poderá ser usado em outros eventos, é unir o útil (propaganda) ao agradável (menos lixo nas trilhas).

    Um abraço do tamanho da montanha!!!

  23. Reforço a sugestão da amiga do cerrado. Pirenópolis e a Chapada são ótimas opções perto de Brasília. Por ter uma estrutura de hotéis/pousadas mais abrangente e ser mais próximo – 150 km de estrada em ótimo estado de conservação, acho que Pirenópolis seria a melhor opção.

  24. Bom dia André,
    Vou puxar a sardinha pro meu lado também. Concordo com uma prova no Estado de São Paulo, assim como outros estados também. Mas acho que poderiamos sair um pouco do eixão litoral (Bombinhas, Arraial e Ilha do Mel) e focar outras paisagens como acontece com a K42. Botucatu é uma cidade que nasceu para os esportes de contato com a Natureza e recebe etapas do Rally dos Sertões e outras provas de enduro de moto, além de corridas de aventura e de trekking. Segue um vídeo da secretaria de turismo da cidade que mostra um pouco do que temos (cachoeiras, planalto, cuesta, serra, trilhas, estradas, morros, o que quiserem…) http://www.youtube.com/watch?v=5QSHv0J88LM. Tenho certeza de que a comunidade e a prefeitura iriam adorar receber essa prova. Se não for a escolhida, fica pelo menos o convite a virem visitar a “Terra do Saci”, que apesar de pequena tem muitos corredores, ultramaratonistas, equipes e triatletas (incluindo concluintes do ironman). Abraços a todos e nos vemos nas corridas por ai!

  25. Florianópolis, com certeza!

  26. Se interessar Itaí, posso fazer contato com o prefeito, que é médico, como eu.Abçs

  27. Botucatu também é uma bela opção

  28. Muito bom saber disso!
    Minha indicação para o local de mais uma etapa da k21 é em Minas Gerais “terra dos corredores”. Existem vários locais. Minha dica é: na “Serra do Cipó” próximo à BH; ou em “Macacos”, também, próximo à BH.
    Abraço.

  29. Olá Pessoal..

    O que buscamos são lugares com atrativos diferenciais, ex: cachoeira, dunas, costões, cavernas, etc.. Pois a meu ver, seria inviável fazer um K21 em Bombinhas, pq será difícil não passar pelo percurso do K42, daí qual o interesse de quem já corre o K42 (ex: Pinguim) vir fazer o K21? Visto que o presente crescimento do TRAIL é devido ao diferencial que o mesmo proporciona.
    Digo mais, nenhuma cidade está fora de ter seu próprio K21 como citado acima, o que importa é ter um excepcional percurso, que tenha seu charme, seu atrativo cultural e natural…, o problema é que até hoje, quem procurou para fazer o K21 foi o pessoal do litoral, então galera do interior, vamos se mexer antes que eles fritem esta sardinha (rsrsrs)..

    Abraço…

  30. Falando em SP, meu estado, digo que Botucatu tem morro pra caramba, hein? Uma boa! Campos e Ilhabela são destinos tradicionais, que contam com a vantagem de ter uma boa estrutura hoteleira. Em compensação, não são “novidades”, já tem X-terra, Mountain Do, ou seja, é mais do mesmo. Itaí eu não conheço, mas se for legal, por que não?

  31. Eu acredito que Santa Catarina tem muitos lugares em potencial para uma corrida de aventura. Mas como o Danilo disse, o que buscamos são os atrativos diferenciais… As grandes cidades, como Florianópolis por exemplo, tem um calendário agitadissímo, o ano inteiro… Mas, cidades menores, como Governador Celso Ramos, que é vizinha da capital, é um lugar interessante. Cercada por morros cobertos de vegetação nativa, pastos e costões, e possui cenários quase que intocáveis. Mas é isso. Toda boa idéia é sempre bem vinda! Abraço pessoal!

  32. A Equipe k21 Está atenta a todas as sugestoes.
    Vamos estudar cada indicação par atendermos o melhor em todos os aspectos.
    Abraços e obrigado a todos
    Adevan Pereira

  33. Para mais uma informação a todos, a cidade de Itacaré, na Bahia, está sendo analisada pelos envolvidos com o K21 Series. Nos próximos dias, inclusive, o Juan Carlos Asef e o Adevan Pereira estarão no litoral baiano para verificar a região, muito bonita e atraente para uma prova desse nível.

    Abraço
    André Savazoni

  34. Itacaré!!! Que delicia. Isso mesmo, vamos esquecer os destinos tradicionais. E o que acham de Jalapão, em Tocantins?

    —————————-

    Outra ótima opção, Gabriela. E acredito que esteja nos planos fazer um K21 no Jalapão. Num bate-papo ontem com o Juan, ele disse que tinha até estranhado que ninguém tivesse citado até agora o Jalapão. Está aí, Juan, a Gabriela lembrou.

    Abraço
    André Savazoni

  35. André,
    Mas e as condições climáticas do Jalapão, são levadas em conta? Ou é proposta do organizador condições também desfavoráveis, pois lá é um deserto e as temperaturas super elevadas.
    A Asics, por exemplo, levou em conta na Golden Four de Brasília que julho/agosto são meses de muita secura e colocou a prova em novembro.

    ———————-

    Ana Cristina, acredito que sim. Caso um local como o Jalapão seja escolhido futuramente, deve ser feito um estudo da melhor época do ano para a prova. E a hidratação deve ter uma organização especial. Como foi no Moutain Do Deserto do Atacama, por exemplo.

    Abraço
    André Savazoni

  36. Itacaré! Excelente opção. Mata Atlantica, praias, trilhas, Rio das Contas… Acho que tem o dedo do Harry nessa indicaçâo!

  37. Nishi, muito obrigado. Mas no fue el dedo de Harry: Adevan Pereira, uno de los organizadores del K21 Rió, nació a pocos km de Itacaré!! Y quiere organizar otro K21, en su tierra.

  38. Independentemente disso, grande escolha, Juan!!

  39. Acertaram em cheia na escolha de Arraial do Cabo, para a prova de abertura da K21. Arraial do Cabo, cidade muito rica na sua história, desde a descoberta em 1503, pelo navegador italiano, Américo Vespúcio. Reuni todo um grande potencial para corrida de aventura. Ao mesmo tempo em que temos mar; temos também lagoas, restingas, dunas e montanhas. E toda uma natureza exuberante. A vegetação de dunas e costões rochosos associada à restinga e a mata atlântica, abrigam espécies endêmicas e únicas como o cacto da cabeça branca, a orquídea catylea e vários tipos de bromélias. E a título de informação a praia da ilha do farol é a praia mais perfeita do Brasil, com 16 itens pesquisados pelo IMPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Outro aspecto importante, entre outros muitos é o fenômeno de ressurgência, que se caracteriza pela elevação de águas profundas de origem polar, as quais trazem consigo grande número de nutrientes. Atraindo assim, muitas espécies e grandes disponibilidades de alimentos. E entre outros benefícios o fenômeno também imprime uma característica de extrema transparência à água do mar em Arraial do Cabo, tornando o local um dos melhores pontos de mergulho subaquático da América do sul e do mundo. Acho sinceramente, por essas e outras. Arraial do Cabo deveria fazer parte de um calendário de corrida de aventura. Mantendo também assim uma qualidade no turismo em relação às pessoas que gostam deste esporte e acredito também que formamos consciência de preservação em relação aos valores que devemos cultuar, para mantermos o respeito à natureza. Parabéns aos organizadores deste evento maravilhoso. Um grande abraço e muito obrigado.

Leave a comment