19 de setembro de 2024

Contato

Notícias André Savazoni 14 de setembro de 2018 (0) (180)

Água em bolotas de algas marinhas na Meia de Harrow

A Meia-Maratona de Harrow (um bairro de Londres), neste domingo (dia 16), será a primeira corrida do mundo a usar uma nova forma de abastecimento de água no percurso.  Ao invés de copos ou garrafinhas descartáveis, os corredores pegarão nos postos bolas do tamanho das de pingue-pongue cheias de água.

Essas bolotas ou bolhas (cujo nome é OOHO) são sachês com uma membrana produzida a partir de algas marinhas. Basta o corredor colocar na boca e morder, para elas arrebentarem e liberarem o líquido. Depois, podem comer ou cuspir, sendo que o material é biodegradável, se desfazendo em no máximo 6 semanas na natureza.

A notícia surge na mesma semana em que a Maratona de Berlim anunciou que não mais dará água em copos no percurso (veja aqui no site), mas sim fornecerá um especial, de material reciclado, que os corredores levarão na mão, enchendo nos postos de abastecimento.

O evento é organizado pelo Harrow Athletics Club, que está baseado ao lado da pista Bannister em Hatch End – nomeada em homenagem ao lendário Sir Roger Bannister, o primeiro atleta a correr a milha (1.609 m) em menos de 4 minutos, e que nasceu e cresceu nesse bairro londrino. Clique aqui para saber mais sobre a Meia de Harrow.

Estudante de medicina, Bannister participou da Olimpíada de Helsinque, em 1952, e estava bem cotado para os 1.500 m, mas nada conseguiu. Ao voltar, colocou como meta alcançar o que se considerava, na época, impossível. No dia 6 de maio de 1954, ele finalmente chegou ao seu objetivo, fechando a distância em 3:59.4. Ele morreu este ano, aos 88 anos.

Veja também

Leave a comment