Blog do Corredor André Savazoni 19 de outubro de 2012 (6) (138)

Agora e nos próximos meses, cobre propostas para o atletismo em sua cidade

Nem preciso dizer que o Brasil é um país enorme. Sem tirar a responsabilidade dos governos federal e estaduais, fica muito mais “fácil” investir no esporte no caráter municipal. Com apoio da prefeitura, de secretários e dos vereadores. Estamos na reta da eleição (muitas tiveram só um turno), o momento é de cobrar propostas e, o melhor, exigir realizações nos primeiros meses de 2013.

Claro que muitas modalidades devem ser contempladas, mas falando da que somos apaixonados e praticamos, o atletismo (incluindo nela a corrida de rua), discutem e fazem pouco demais. Precisamos sair do campo das ideias e partir para o da prática. Esporte também é educação. Temos de voltar a investir nas escolas, nos torneios escolares municipais, regionais, estaduais e nacionais.

Vocês acham que os Estados Unidos são uma potência esportiva somente pelo dinheiro, que ajuda muito, verdade?. Há todo um trabalho de base nas escolas do primeiro e segundo graus e no ensino superior.

Não estou falando necessariamente de as prefeituras colocarem dinheiro. Mas podem abrir portas. Uma nova empresa vai se instalar na cidade X? Muitas dão isenção de tributos para atraí-las, em uma verdadeira “guerra”. Então, por que não colocar no contrato que deverão investir x% em uma modalidade esportiva? Por que não dar desconto em tributos municipais para quem investe no esporte? Há saídas. Basta pensar, exigir e agir.

Esse é um assunto que está passando distante das campanhas municipais. Não deveria. Vamos cobrar dos eleitos.

Veja também

6 Comments on “Agora e nos próximos meses, cobre propostas para o atletismo em sua cidade

  1. Parabéns pela matéria criteriosa, sugestiva, reveladora que quebra paradigmas da cultura e valores do Brasil referentes ao esporte, cultura, educação e uma série de fatores agregados ao crescimento e excelência nessas áreas.

    A IASD instituição que organiza a Corrida Vida e Saúde Etapa Natal RN acredita no esporte saudável que faz bem ao corpo e estilo de vida. Não tem uma corrida como meio de angariar recursos, mas como um fator imprescindível para o crescimento e envolvimento social de nossa gente.

  2. Uma pergunta que me faço sempre: por que em SP simplesmente não existem pistas de atletismo públicas abertas ao uso livre? Não falo de uma ultrapista de taraflex ou algo do tipo. Falo de pistas, distância correta, pode ser no piso de pedrisco, saibro, simplão. As poucas pistas públicas que existem estão fechadas em centros e clubes que demandam cadastro, registro, pagamento de taxa, coisa que pode desestimular quem tá começando. Custava ter uma pistinha oval, curta, em cada parque? Se cabe quadra, campo, por que não pista?

    ——————-

    Exatamente, Nishi. É isso que precisamos cobrar. E exigir.

    Abraço
    André

  3. Por que o atletismo não é um esporte popular. São Paulo e região amanhã haverá quase uma dezena de corridas, mas no troféu brasil de atletismo não vai ninguém.

    ————————–

    Então, Julio, temos de “aproveitar o momento” e cobrar medidas que tornem esse esporte popular. É possível, não acho uma utopia.

    Abraço
    André

  4. Aqui onde moro, Ubiratã-PR, o próprio prefeito me falou que o atletismo não pode ser investido pelo poder público porque, segundo ele, é um esporte privado, individual e não tem vínculos com órgãos públicos. E que o dever de investir no nosso esporte é de empresas como forma de fazerem propagandas.
    Nem preciso dizer que bati boca com ele né? E tudo foi via Facebook. rsrs

    —————————–

    Esporte privado, Tutta, porque não há incentivo. Esse é o pensamento retrógrado e ultrapassado desses governantes que temos. Infelizmente. Temos de nos unir para mudar isso.

    Abraço e parabéns pela luta
    André

  5. Em Campinas fizeram um centro de esportes de alto rendimento, visando os jogos olímpicos de 2016, que em tese serviria para abrigar competições e “garimpar” novos talentos. Até aí tudo bem, pista oficial, com capacidade para abrigar competições internacionais etc. O problema é que fizeram dentro de um condomínio de luxo, de alto padrão, e o acesso é restrito, ou seja, só vai usar quem na verdade já podia pagar um bom clube com pista de atletismo, com a diferença que agora eles têm no quintal de casa. Ridículo!

  6. Eu queria uma pista de atletismo decente em Floripa. Pena que nenhum candidato sequer prometeu algo no esporte.

Leave a comment