O bairro de Itaquera, zona Leste paulista, serviu de palco para a 16ª edição da Meia Maratona Internacional de São Paulo neste domingo (05/02). O evento mudou de endereço depois de 15 edições realizadas no Pacaembu. A arena foi montada no Shopping Metrô Itaquera, local de largada e chegada.
Os africanos foram os campeões da prova, realizada em novo trajeto, bem mais técnico e desafiador. O ugandense Maxwell Rotich e a queniana Vivian Kiplagati garantiram o lugar mais algo do pódio.
O paulista Samuel Nascimento, campeão no ano passado, e a mineira Larissa Quintão ficaram na segunda colocação.
Rotich, terceiro colocado na última Corrida da São Silvestre, venceu a prova com mais de 1 minuto de vantagem para o brasileiro. “Muito feliz por mais esse resultado no Brasil. A umidade estava forte e isso acabou dificultando um pouco. Porém, consegui manter o ritmo desde o começo, sem contar que ainda gostei muito do percurso”, declarou o campeão.
Samuel, por sua vez, lamentou não ter conseguido o bi e destacou o percurso técnico da prova. “Queria muito ser o bicampeão da prova, mas o ugandense levou a melhor hoje. Agora é treinar mais. O percurso é muito mais pesado do que o outro, cheio de sobe e desce”, destacou Samuel.
No feminino, Vivian Kiplagati, campeã do Troféu Cidade de São Paulo no dia 25 de janeiro e bi na Pampulha no dia 21 de dezembro de 2022, retorna ao Quênia depois de participar de sua sexta prova no Brasil.
“Foi uma corrida bastante técnica, com muitas subidas. O bom é que no fim deu tudo certo. Gosto muito de correr no Brasil e esta foi minha sexta prova desde o final do ano passado. Agora, regresso ao Quênia e nada melhor do que me despedir vencendo”, afirmou a atleta.
Vice-campeã da prova, Larissa ressaltou a dificuldade do percurso, mas acredita que foi um bom desafio para esse início de ano.
”Eu estou feliz com o pódio. Uma prova difícil e desafiadora, mas é muito bom correr em São Paulo. Você sobe e desce o tempo todo, mas é um grande desafio porque é só o início do ano”, comentou a atleta.
Além dos 21 km, o evento teve também uma prova de 10 km e outra de 5 km.
Resultados – Top 5
21 km
Masculino
1. Maxwell Rotich (Uganda) – 1:06:56
2. Samuel do Nascimento (Brasil) – 1:07:33
3. Renilson da Silva (Brasil) – 1:08:59
4. Gustavo de Souza (Brasil) – 1:09:54
5. Melquisedéque Ribeiro (Brasil) – 1:10:32
Feminino
1. Vivian Kiplagati (Quênia) – 1:20:15
2. Larissa Quintão (Brasil) – 1:21:22
3. Adriana Aparecida da Silva (Brasil) – 1:25:20
4. Renata dos Santos (Brasil) – 1:25:43
5. Adriana Domingos da Silva (Brasil) – 1:26:47