O tanzaniano Joseph Panga e a etíope Kebebush Yisma venceram na manhã deste domingo (15/01) a 38ª da Corrida de Reis, a maior competição de rua do Centro-Oeste do país. Os campeões faturaram a premiação em dinheiro no valor de R$ 40 mil.
A competição teve a largada na Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande, e a chegada na Praça das Bandeiras, em Cuiabá, no Mato Grosso.
A prova recebeu o Selo Ouro e o Permit 01/2023 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) por atender todos os pré-requisitos dos regulamentos internacionais, ditados pela World Athletics.
Joseph, foi vice-campeão da São Silvestre de 2022 em dezembro, venceu com o tempo de 29:56. O ugandense Maxwell Rotich, campeão da edição passada da Corrida de Reis e detentor do recorde masculino, ficou com a segunda posição, com 30:12. O brasileiro mais bem colocado foi o baiano Fábio Jesus Correia (São Paulo/Kiatleta), que completou o trajeto em 30:20. O atleta, que foi o 4º colocado e melhor brasileiro na São Silvestre e melhor brasileiro, se prepara para o Campeonato Sul-Americano de Cross Country, que será realizado no próximo domingo (22/01) em Poços de Caldas (MG).
A etíope Kebebush Yisma, de 25 anos, venceu a prova feminina com 34:25. A também etíope Tadesu Tafa ficou com a segunda colocação, com 35:38, seguida da queniana Vivian Jftanui Kiplagati, com 36:26. A melhor brasileira na prova foi a paranaense Susane Martins, em 4º lugar, com o tempo de 37:10.
Fonte: Release CBAt / Foto: Divulgação