A pergunta é: a hegemonia africana será mantida na 32ª edição dos 10 km da Tribuna FM-Unilus, em Santos? Teoricamente, as chances são grandes. Os atuais campeões da prova estão confirmados na largada no próximo dia 21. O queniano Paul Kipkorir Kipkemoi e a tanzaniana Failuna Abdi Matanga correm tentando levar mais uma vez os títulos para o outro lado do oceano.
No masculino, nas cinco edições mais recentes, o Quênia aparece no lugar mais alto. O último brasileiro vencedor foi Marilson Gomes dos Santos em 2011, ao conquistar o hexacampeonato. Entre as mulheres, a superioridade é maior ainda. Antes de Failuna, foram sete vitórias consecutivas das quenianas, sendo que a última conquista verde e amarela foi em 2008, com Fabiana Cristine.
Desde que começaram a competir em Santos, em 2000, os africanos faturaram nada menos do que 21 vitórias de 34 disputadas (no masculino e feminino), ou seja, 61,7% dos primeiros lugares. Foram 17 títulos para o Quênia, três para Angola e um para a Tanzânia. No ano passado, Paul Kipkemoi cruzou a linha de chegada com 28:55, enquanto Failuna completou os 10 km em 32:48.
A trajetória africana começou com o angolano João Ntyamba, conquistando o tricampeonato em 2000, 2001 e 2002. Em sua segunda vitória, houve a primeira “dobradinha” daquele continente, com a vitória feminina de Leah Kiprono, para o Quênia.
Depois, vieram outros destaques e os recordes com os também quenianos Paskalia Kipkoech, em 2012, com incríveis 30:57, a segunda melhor marca mundial na temporada, e Edwin Kipsang Rotich, com 27:45.
Os dois atuais campeões retornam a Santos como favoritos. Failuna chega motivada com o 16º lugar no Mundial IAAF de Cross Country 10 km, conquistado no dia 26 de março em Uganda, com 33:48.
Maior corrida de rua do País na distância, a Tribuna reunirá 20 mil inscritos e entre os atrativos está o percurso, totalmente, plano, ao nível do mar, em vias largas e poucas curvas.
A entrega dos kits será realizada nos 18 a 20 de maio, na Academia Unilus, à Rua 28 de Setembro, 233, no bairro do Macuco.
Para saber mais sobre a Tribuna, acesse www.triesportes.com.br.