Após ter abandonado a Maratona de Nova York, o etíope Haile Gebrselassie anunciou em coletiva que estava se aposentando. Veja o vídeo:
Para quem não entende inglês, a parte fundamental do que ele disse na coletiva foi: “Digo por mim mesmo que não quero mais ficar me lamuriando após isso [o abandono da prova], o que significa que é melhor parar agora. Eu nunca pensei em me aposentar. Mas pela primeira vez, hoje é o dia. Deixe-me parar e fazer outras coisas. Deixe-me dar uma chance aos mais jovens.” Após lágrimas e ter dito que não falaria mais, um dos jornalistas pergunta: “Então você quer dizer que está se aposentando?” e Haile disse que sim. E a notícia correu o mundo deixando muitos boquiabertos.
Dois dias depois, Haile escreveu duas mensagens no Twitter (@HaileGebr) dando indícios que poderia mudar de idéia:
1) “Que final de semana decepcionante. Eu não planejava voltar para Etíopia dessa maneira. Eu queria ter sido bem sucedido em Nova York”
2) “Agora é a hora de pensar em monte de coisas. Eu ainda amo correr. Eu sempre vou correr. Só me dêem um tempo para eu pensar.”
E então hoje, foi publicada no site EthiopiaFirst (http://www.ethiopiafirst.info/news) a notícia de que Haile anunciou em sua terra natal que vai voltar a competir profissionalmente e que pretende correr na maratona dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.
Já era sabido que Haile tinha compromisso com a Maratona de Tóquio que ocorrerá em maio de 2011. Será que o que ele disse em Nova York foi apenas no “calor da derrota” ou para simplesmente tirar o foco e não dar uma desculpa qualquer? O que será que vai acontecer agora? Só nos resta esperar o próximo capítulo dessa novela.
ATUALIZAÇÃO [segunda, 15/11]
Haile pôs um fim a novela hoje, ao postar no Twitter as seguintes mensagens:
“Primeiramente, eu queria agradecer pela apoio de vocês e todas as mensagens. Após alguns dias no interior eu pude decidir algumas coisas”
“Correr está no meu sangue e decidi continuar competindo. Meu anúncio em Nova York foi minha primeira reação após uma corrida decepcionante.”
“Quando meu joelho melhorar [o que teria feito com que Haile abandonasse a maratona de NY] vou começar a treinar focado para minha próxima corrida. Obrigado novamente a todos pelo seu apoio!”
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Eu acredito que tenha sido mais no calor da emoção. Quantos de nós “mortais” já não pensamos assim quando enfrentamos uma prova dura e terminamos muito acabados ou tenhamos ficado no caminho?
Até mesmo o estresse dos treinos muitas vezes nos leva no limite de pensar em largar tudo.
Calor da emoção! Todos esses atletas de elite vivem em um giro diferente do comuns… é outro mundo, outra forma de avaliar. Por isso eu creio que ele apenas, como diz no texto acima, desviou a atenção para não dar desculpas. Haile tem compromissos sérios e acho que não ficará apenas cuidando da fundação que ele criou. Por enquanto ainda irá dar muito trabalho aos quenianos, seus eternos rivais. VIVA A CORRIDA! VIVA HAILE!
Ola pessoas qeu correrm,
Deu no New York Times de hoje, o Haile mudou de ideia. DEpois de recuperare da lesã ono joelho ele volta a treinar e corre ao menos ate a Olimpiada de Londres http://www.nytimes.com/aponline/2010/11/15/sports/AP-ATH-Gebrselassie-Future.html?_r=1&ref=sports
Oi Carlyle,
Conforme postamos ontem, Haile havia dito em um evento na Etiópia, que voltaria a correr profissionalmente. Hoje, no Twitter, ele oficializou essa decisão.
Abs,
Sergio
Eu sabia que isto iria acontecer, para mim quando ele anunciou sua aposentadoria foi pura especulação.