O Aterro no Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, é o principal palco de corridas de rua carioca. E neste domingo (dia 25) não foi diferente. A Corrida das Academias Caixa deste ano fechou o mês de novembro lotando as pistas do maior parque aberto da Brasil, bem na altura da Igreja Nossa Senhora do Outeiro da Glória, com adultos nos 5 km e 10 km e crianças de 3 a 12 anos nas provas kids.
O céu ora ficava limpo no melhor estilo “céu de brigadeiro” ora encoberto. O tempo esteva bem abafado. o que fez com que os corredores amadores tenham chegado mais desgastados e com tempos iguais ou maiores do em provas anteriores. Mas isso não pareceu atrapalhar a vida dos corredores de elite. Afinal de contas, em três das quatro categorias, as marcas foram menores do que as do ano passado. E, olhe que em 2017, esta prova foi realizada no mês de agosto – quando, normalmente, as temperaturas são mais amenas.
Nos 10 km, Rejane Ester Bispo da Silva fez 36:09 (no ano passado a marca tinha sido de 39:57. A atleta de Teresópolis, cidade na região serrana do Rio, costuma correr meia-maratona, “mas entre uma prova e outra de 21 km, gosto de fazer 10 km e 15 km para não perder o ritmo”, afirma a atleta de 34 anos para manter o clima de competição o ano inteiro. A segunda colocada nos 10 km foi Helma de Jesus Silva (36:21), seguida de Jéssica Ladeira (36:50).
No clima dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no ano que vem, o primeiro colocado entre os homens foi Robson Pereira de Lima, o Robinho, com 30:30. “Minha primeira prova no Rio de Janeiro foi em 2006, cheguei em 10º lugar. Doze anos depois, eu posso dizer que a organização das provas de rua e a cidade melhoraram. Outra coisa positiva que vejo no Rio é o aumento da prática esportiva. Vejo isso com tantas academias e assessorias esportivas e cada vez mais a realização de eventos como este”, comenta Robinho.
Em segundo lugar, chegou Eliezer de Jesus Santos (31:32) e, completando o pódio, Marcos Vinicius Coelho Ferreira (32:46).
KIDS. Imaginem mil crianças juntas?! E todas elas eufóricas para correr. Essa foi a energia na prova kids da Corrida das Academias Caixa deste ano. O Daniel de Assis de Almeida, de 9 anos, já é um veterano em provas de ruas. “Eu gostei muito da prova, e da minha colocação”, conta o ‘jovem atleta’ que chegou em 5º lugar nos 300 m. Além do pequeno Daniel ao lado dos pais, o que se viu nas pistas do Aterro do Flamengo neste domingo pela manhã foram centenas de adultos, já suados por terem corrido 6 km ou 10 km, com outra centena de crianças da mesma família (filhos, sobrinhos ou netos) iniciando o prazer por este esporte tão democrático.