Em tempo para a Maratona de Berlim, a Adidas e os organizadores da prova lançaram um projeto piloto para ajudar a reduzir o uso de copos descartáveis em eventos de corrida.
Nesse final de semana, copos reutilizáveis serão usados pela primeira vez e os participantes poderão encher seus copos em seis estações adicionais de abastecimento de água ao longo da rota de 42.195 km.
O objetivo a longo-prazo é banir o uso de plástico descartável no ambiente da maratona. O copo sem BPA (Bisfenol A) pesa somente dez gramas.
A Adidas vem aumentando seus esforços para integrar materiais sustentáveis em seus processos de produção há vários anos. Até 2024, a marca das três listras estará usando 100% de poliéster reciclado em seus produtos.
Os participantes podem obter o copo reutilizável feito de silicone em dois estandes na feira de Berlim entre os dias 13 e 15 de setembro. Os corredores também receberão dicas valiosas sobre como usar o copo com sua respectiva roupa de corrida. Além disso, os participantes também terão as informações de onde encontrar as estações de abastecimento de água ao longo do percurso e como encher os copos.
Durante a Maratona de Berlim, cada estação de abastecimento de água terá três metros e meio de comprimento e será fixada ao longo da rota. Seis torneiras fornecerão água potável continuamente bombeada do subsolo de Berlim. O excesso de água flui de volta para o sistema, retornando assim ao ciclo de abastecimento.
Recipientes de coleta estão localizados na área de chegada para garantir que os copos possam ser novamente utilizados na próxima Maratona de Berlim. Como uma segunda alternativa, os corredores também podem devolver os copos para a loja adidas Running em Berlin-Mitte na segunda e terça-feira após a maratona (dias 17 e 18 de setembro).
O projeto representa mais um marco nos esforços da Adidas para aumentar a conscientização sobre a questão dos resíduos plásticos.