Neste domingo, com 22.379 inscritos, dos quais 117 brasileiros, teremos a 90ª edição da Comrades, a famosa ultramaratona da África do Sul. E, este ano, a organização aprimorou o site (www.comrades.com) com a possibilidade de acompanhar online os participantes de uma forma ainda mais detalhada.
Na página, é possível acessar o “Live Vídeo”, que durante a corrida transmitirá imagens do início e de cada ponto de corte, além da chegada. O tracking também foi inovado, com dados de posição no mapa e o acompanhamento dos corredores. Pelo sistema, é possível seguir até 15 atletas simultaneamente – seja pelos smartphones e tablets, além de computadores.
A ultramaratona neste domingo tem tradicionalmente largada às 5 horas, ainda escuro, neste ano saindo de Durban, litoral, e subindo para Pietermaritzburg, na distância total de 87 km. A prova poderá ser acompanhada a partir da meia-noite de sábado, e especificamente poderá ser vista a atuação dos brasileiros, com base no número de peito.
Apesar dos mais de 22 mil inscritos, 10 a 20% não aparece para pegar o kit. Como as inscrições são feitas com muita antecedência, por vezes problemas diversos acontecem com o corredor (principalmente não ter se preparado como gostaria ou deveria), que acaba desistindo de enfrentar a longa distância. Há pontos de corte no percurso, mas poucos não conseguem completar no tempo-limite exato de 12 horas, com exceção dos anos com temperatura elevada, que são raros.
A absoluta maioria dos participantes é formada por corredores sul-africanos e predominam pessoas brancas, apesar da população da África do Sul ser majoritariamente negra. A Comrades foi durante muitos anos proibida para negros e mulheres.
Para quem já correu várias maratonas, a ultramaratona sul-africana é quase imperdível. Desde que a CR passou a destacar a prova, e especialmente depois que o editor Tomaz Lourenço fez a Comrades duas vezes (descendo e subindo), para comemorar seus 60 anos, a presença de brasileiros, que era inexpressiva, começou a crescer e tem ficado em torno de uma centena nos últimos anos.
A CR deseja a todos os brasileiros uma grande prova neste domingo!!! E leiam cobertura da prova na edição de julho e aqui no site da CR na segunda ou terça.