13 de dezembro de 2025

Programe-se com nosso CALENDÁRIO

A tradição da pintura da “blue line” da Maratona de Nova York

A preparação para a Maratona de Nova York 2025 ganha um toque simbólico nesta quarta-feira (29/10), com a tradicional pintura da blue line (linha azul), que marca o percurso oficial da prova. São 42,195 km atravessando os cinco distritos da cidade: Staten Island, Brooklyn, Queens, Bronx e Manhattan.

Uma curiosidade é que a primeira maratona do mundo a pintar a blue line no percurso foi a de Hamburgo, em 1986. Tanto é que o slogan da prova alemã é “Run the Blue Line”. Para quem não sabe, a blue line é a linha azul (outras maratonas podem adotar outras cores) pintada no percurso que define os exatos 42,195 metros da prova, sendo uma importante referência para que os corredores não percorram mais do que o necessário.

Na Maratona de Nova York, essa tradição ganhou um significado especial: todos os anos, o New York Road Runners (NYRR) realiza uma cerimônia oficial simbólica da famosa linha azul, reunindo autoridades locais, organizadores e patrocinadores no Central Park, na linha de chegada da prova.

Mais do que uma simples marcação no asfalto, a blue line simboliza a energia, a história e a união que tornam a Maratona de Nova York um evento único. É por ela que mais de 55 mil corredores irão se guiar no domingo, 2 de novembro, em uma das provas mais icônicas do mundo, acompanhada por cerca de 2 milhões de espectadores e responsável por gerar quase US$ 700 milhões em impacto econômico para a cidade.

Outra curiosidade que vale destacar é que a tinta usada para a linha azul se decompõe naturalmente após algumas semanas, evitando confundir motoristas e pedestres após o evento.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.