A nutrição pode parecer uma ciência muito confusa. Estamos sempre recebendo muitas mensagens contraditórias e, por causa disso, escolhas que deveriam ser simples, tornam-se difíceis. Uma das controvérsias atuais é o consumo da manteiga. A mesma foi abominada por décadas, em virtude de seu conteúdo de gorduras saturadas, capazes de aumentar o colesterol. Porém, em 2014, um artigo científico mostrou que o consumo baixo de gorduras saturadas não estava necessariamente associado a um menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
A partir daí, jornais, revistas e a internet passaram a divulgar dietas em que não só a manteiga se fazia muito presente, mas também outros alimentos fontes de gorduras saturadas, como bacon, queijos gordos, creme de leite, banha de porco e carnes em geral. Para muitos, a felicidade havia voltado: a gordura da picanha havia sido novamente liberada!
De fato, nosso corpo precisa de gordura e nem todas são ruins, mas até que ponto podemos realmente liberar a gordura saturada? Devemos ser cautelosos e sempre recorrer à ciência. Neste sentido, pesquisadores de Harvard analisaram o controverso estudo publicado em 2014 e descobriram que o mesmo havia omitido dados importantes, e que alguns resultados haviam sido adulterados.
Além disso, o estudo não havia considerado um fato importante: quando retiramos a gordura da alimentação, sentimos fome mais rapidamente. E é aí que mora o perigo. Você sente fome e come uma maçã? Ou sente fome e come biscoitos, salgadinhos, bolos ou outros alimentos industrializados? A segunda opção parece ser a mais comum. O problema é que tais alimentos são ricos em farináceos refinados, açúcar e, muitas vezes, gorduras do tipo trans.
Ou seja, a substituição de alimentos ricos em gordura saturada por alimentos industrializados realmente não beneficia o coração. O que o estudo não conseguiu mostrar foi o impacto da substituição de certas gorduras saturadas por alimentos ricos em gorduras comprovadamente saudáveis (monoinsaturadas presentes no azeite e no abacate, e poliinsaturadas principalmente do tipo ômega-3, presentes em peixes do mar e linhaça).
DIETA SAUDÁVEL. A mensagem principal é a de que a ciência da nutrição não pode se basear em um único estudo. Não me entendam mal: a manteiga, em pequenas quantidades, pode sim fazer parte de uma dieta saudável. Mas alguns princípios devem ser levados em consideração:
– Faça dos alimentos de origem vegetal a base da sua alimentação: frutas e verduras variadas, leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha, soja), sementes (linhaça, abóbora, girassol), castanhas, cogumelos e cereais integrais fornecem não só carboidratos, proteínas e lipídios, como também vitaminas, minerais e fitoquímicos fundamentais para a prevenção de doenças.
– Utilize sal de forma moderada. Existem muitas maneiras de conferir sabor aos alimentos. Ervas aromáticas (açafrão, alecrim, coentro, hortelã, louro, manjericão, menta, orégano, sálvia, tomilho), alho, cebola, gengibre, pimenta, limão.
– Limite o consumo de alimentos industrializados, pois embora convenientes e de fácil consumo tendem a ser nutricionalmente desequilibrados.
– Coma com atenção à mesa. Repare no sabor, na textura, no aroma e no formato de cada alimento. Reserve tempo para este ritual diário. Ao comer mais concentrado, mastigando melhor o alimento, você facilitará sua digestão, diminuirá o estresse diário e ainda reduzirá o consumo calórico.
– Troque os sucos adoçados e os refrigerantes por água. O consumo excessivo de açúcar, na forma líquida, aumenta a chance de ganho de peso, inflama células e artérias e eleva o risco de doenças cardiovasculares.
– Substitua os doces por opções saudáveis. Você pode comer uma banana de lanche ou sobremesa, mas se quiser algo ainda mais doce leia a seguir algumas receitas saudáveis e saborosas.
RECEITAS SABOROSAS
Mousse de chocolate
Ingredientes:
3/4 xícara de leite de amêndoas ou soja sem açúcar
1½ colher de sopa de mel
1 colher de chá de extrato de baunilha
3 colheres de sopa de sementes de chia
1 colher de sopa de cacau em pó
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma caneca e misture bem com um garfo. Refrigere por 6 horas, retire da geladeira e mecha novamente. Está pronto!
Frozen de abacaxi
Ingredientes:
1 xícara de água gelada
3 rodelas de abacaxi congelado
100 ml de leite de coco ou água de coco
1 colher de sopa de coco ralado
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente
Sorvete de morango
Ingredientes:
2 bananas congeladas
1 copo de morangos picados
2 colheres de sopa de amêndoas trituradas
½ copo de leite de amêndoas ou soja sem açúcar
Modo de preparo:
Bata tudo e sirva imediatamente. Você também pode usar menos leite para deixar o sorvete mais consistente. Ou pode congelar a preparação em uma forma de gelo, para saborear posteriormente.