Assine nossa NEWSLETTER

Programe-se com nosso CALENDÁRIO

A inflamação pode estar prejudicando suas corridas…

COMO SABER SE MEU CORPO ESTÁ INFLAMADO? Os níveis de algumas substâncias aumentam no sangue quando nosso corpo está inflamado. Uma dessas substâncias é a proteína C-reativa. Níveis menores que 5 mg/L são considerados normais, ao passo que números maiores indicam uma condição inflamatória que pode aumentar o risco de derrame e ataques cardíacos. Você pode pedir essa análise ao seu médico, quando for fazer seus exames periódicos.

COMO CONTROLAR A INFLAMAÇÃO? Uma das formas é melhorando a alimentação. Nosso corpo produz substâncias antiinflamatórias e pró-inflamatórias (denominadas prostaglandinas) a partir dos nutrientes consumidos diariamente. Desequilíbrios na dieta podem aumentar a quantidade de substâncias que levam à produção de prostaglandinas inflamatórias. Dietas ricas em gorduras saturadas (vindas das carnes, laticínios integrais), gorduras trans (presentes nas guloseimas industrializadas) e com açúcar em excesso aumentam a inflamação. Já os alimentos fontes de gorduras boas, vindas dos peixes (ricos em ômega-3) produzem prostaglandinas antiinflamatórias que nos protegem contra muitas doenças, combatem a dor e melhoram a recuperação após a atividade física.

ALIMENTOS MAIS E MENOS PROTETORES. Baseado na capacidade que os alimentos tem em nos proteger contra ou intensificar a inflamação, os mesmos recebem uma nota. O fator inflamação do alimento pode ser positivo ou negativo. Quanto mais positivo, maior é a sua capacidade de nos proteger já que possui muitos nutrientes antiinflamatórios e, contrariamente, quanto mais negativa for a nota do alimento mais inflamatório é o mesmo.

Veja nas tabelas uma lista de alimentos com seus respectivos fatores inflamatórios. A melhor fonte na internet é o site www.nutritiondata.com