Já abordei esse tema aqui no blog dentro de outros tópicos. Fiz uma matéria também sobre o assunto na edição de setembro de 2011 na Contra-Relógio: descanso também é treino. Uma máxima repetida até a exaustão no mundo da corrida.
Na teoria, sempre achei interessante. Na prática, por outro lado, ficava uma cobrança pessoal, aquela sensação de “estar perdendo alguma coisa”.
Aquela sensação do vício mesmo. Um vício “do bem”, mas vício é vício. Da endorfina. De não ficar sem. De se pressionar por estar “perdendo”. De vazio do final de semana sem corrida. Claro que adoro correr e treinar, mas hoje posso dizer que estou muito mais próximo do equilíbrio do que algum tempo atrás.
Isso aprendi com o Marcelo Camargo, meu treinador. Após cada ciclo, uma pausa. Que faz bem demais para o corpo. Porém, é fundamental mais ainda para a cabeça. Serve para relaxar. Para descansar os músculos e a mente. E que a cada parada, volto mais forte. Fisicamente e psicologicamente.
Hoje, consigo passar um sábado e domingo seguidos, como este, sem sair para correr. Sem sentir falta. Tranquilo. Sabendo que faz parte do planejamento, da preparação. Que na próxima semana, tudo recomeçará. Ainda mais difícil. E vamos em frente.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Descanso tb é treino e faz parte do planejamento.
Muitos sabem mas raramente executam.
É preciso saber a hora correta de encaixar essa pausa.
As vezes o momento de transição é feito fora da hora ou pior: depois da hora.
Excelente relato!
André , tudo na vida é um aprendizado, e não seria diferente na corrida. Ainda estou aprendendo a lidar com isso, pois como bem falou, fica uma cobrança pessoal. Hoje porém,isso ficou bem claro, pois sai para fazer meu treino para Bombinhas e planejei fazer 21 km. Parei nos 19 km, pois senti que estava cansado e que era hora de parar. O corpo sente o esforço pois foram 02 maratonas( Brasília, Rio), K21 Pirenópolis e uma prova de 30Km de trail no último final de semana aqui no DF.Tudo isso desde maio. Após Bombinhas uma parada.
Grande abraço e até Bombinhas.
O descanso é fundamental, o músculo esta cansado, isso ajudará a render nos treinos, e na vida, ninguém aguenta treinar de segunda a segunda, chega um tempo que vem as lesão que pior, tudo tem o seu tempo.
Isso é o que temos que ter em mente e também saber como executar. Daí a importância de um planejamento e orientação.
Parabéns por mais um grande relato.
Perfeito. Depois da maratona de POA parei 5 dias, mesmo com essa sensação de que estou matando os treinos. Agora, em agosto, estou mais correndo que treinando. Aí estou correndo todos os dias. Quando de fato treino, sempre tem um ou dois dias de descanso na planilha.
Descanso é fundamental. Sempre paro uma semana depois de uma maratona. Claro, se não houver outra maratona na semana seguinte…rs
Isso mesmo ! Aprendi do jeito mais difícil que “descanso também é treino”. Mas aprendi. E hoje também estou bem mais equilibrado. Como disse o judoca Flávio Canto, é o chamado “treino invisível”. Abçs, GIBA.