A Mizuno Half Marathon teve sua quarta etapa deste ano em Porto Alegre, no dia 27 de julho. No domingo, o clima foi de um dia típico de inverno, com temperatura baixa e dia cinza, em que o sol não apareceu. A largada ocorreu às 8h na frente do Jockey Club, em sentido à zona sul da capital, retornando e seguindo ao Gasômetro, até chegar novamente ao ponto de largada. No percurso havia algumas curvas para cobrir toda a distância.
"Apesar de estar muito bem delimitado pela organização, eu preferiria um trajeto que fosse uma volta de 21 km, em que a gente passasse apenas uma vez em cada lugar. Porto Alegre é uma cidade tão linda, e por isso gostaria de um percurso que nos levasse do Gasômetro até a zona Sul, sem um vai e vem", comentou Débora Finger, residente em Novo Hamburgo.
Em meio ao belo trajeto, diversos pontos de hidratação estavam disponíveis. "Me surpreendi com a quantidade de postos de água. E muito bem localizados, por sinal. Em muitas corridas, recebe-se o gel de carboidrato, mas não existe um posto de água na sequência. E, para uma boa absorção, é extremamente necessário que se tome água junto com o gel…" explicou Débora. Além desses postos, havia também esponjas úmidas para que os atletas pudessem se refrescar, mas que foram pouco procuradas em função da temperatura no dia.
A vitória foi de Valdir de Oliveira, com 1:05:07, seguido de Edson Tibúrcio Alves e Paulo Roberto de Almeida. Já a campeã Marily dos Santos marcou 1:17:22, vindo depois Rosa Jussara Barbosa e Rosângela Raimunda Faria.
SEM ESTACIONAMENTO. A parte negativa do evento ficou por conta da não abertura do estacionamento do shopping, ao lado do local de largada/chegada, fazendo com que os corredores não pudessem estacionar lá seus carros. Segundo a assessoria de impressa da Mizuno, foi solicitada ao shopping a utilização do estacionamento no dia da prova, inclusive se informando a quantidade de clientes em potencial, que pagariam pelo serviço. Mesmo assim, a decisão não foi favorável.
Devido aos bloqueios para corrida, as vagas disponíveis para estacionar eram longe do local de largada, obrigando os atletas a realizarem seu aquecimento antes do previsto. "Encontrar um lugar para estacionar bagunçou a minha prova. Cheguei com tempo hábil para aquecer quando fui surpreendido com o estacionamento do shopping fechado. Quando consegui arrumar um lugar para estacionar, fui obrigado a ir correndo 2 km até a largada", comentou Alexandro Santos, morador da capital.
Completaram, em Porto Alegre, 929 corredores (710 homens e 219 mulheres), segundo resultados da ChipTiming. A próxima etapa será em Salvador no dia 28 deste mês, e depois em Brasília no dia 12 de outubro. Inscrições e resultados pelo site www.mizunohalfmarathon.com.br. Assinantes da CR têm 10% de desconto. Haverá ainda uma etapa em Buenos Aires, para encerramento da temporada, no dia 2 de novembro.