A discussão no mundo dos calçados de corrida atualmente envolve as polêmicas (e eficientes) placas de carbono. Isso ocorre desde o lançamento do Nike Vaporfly 4% e, principalmente, com a chegada do Next%. Fatores que levaram, inclusive, a World Athletics (antiga denominação da IAAF, a Federação Mundial de Atletismo) a modificar a legislação e proibir protótipos ou modelos com a tão falada placa, que não estejam disponíveis para todos comprarem, no mínimo quatro meses antes de os atletas de elite competirem com eles. Medida essa que vale a partir de 20 de abril, apesar do cancelamento das provas pelo mundo desde março.
Essas novas regras levaram as marcas, inclusive, a antecipar os lançamentos e, hoje, mesmo que ainda não totalmente disponível para compra, temos tênis com placas da Saucony, Skechers, Hoka One, New Balance, Adidas, Brooks… entre outras. Porém, nenhum desses novos modelos havia chegado ao mercado brasileiro (sendo difíceis de achar até nos Estados Unidos) e, mesmo o Next% não estava disponível para compra no site da Nike.
Tanto que, neste Guia do Tênis, publicado na edição de abril/maio da CR, testamos 24 modelos de oito marcas: Adidas, da Asics, da Mizuno, da New Balance, da Nike, da Olympikus, da Skechers e da Under Armour.
Além de todos os tênis avaliados na revista pelos assinantes da revista, iremos publicar, a cada semana, aqui no site, 2 modelos. Navegue e acompanhe as avaliações.