A 3ª potência das Maratonas

Se eu te perguntar quais são os países com os melhores maratonistas do mundo, você provavelmente vai dizer Quênia e Etiópia. Ok, e em 3º lugar? EUA? Algum outro país africano? Nada disso! Se considerarmos os países que mais colocam atletas nos 10 primeiros lugares das principais maratonas do mundo, o 3º lugar deste ranking fica com….o Japão!

Sim, nossos amigos nipônicos, para surpresa de muita gente (inclusive minha quando comecei a pesquisar o assunto), têm uma tradição forte em Maratonas e estão sempre ali, brigando pelos primeiros lugares, muito embora ainda não tenham vencido nenhuma maratona fora do seu país.

Olhando os resultados das 6 maratonas que compõem o circuito “World Marathon Majors” (Berlim, Chicago, Londres, Boston, Tóquio e Nova Iorque), vemos que em 2013 o Japão foi o 3º país, tanto no masculino quanto no feminino, em número de atletas dentro do top 10 das 6 provas.

Em 2012 não foi diferente, eles também foram o 3º país com o maior número de Top 10 (Quênia 41, Etiópia 21, Japão 10 e EUA 6 na soma de Masculino e Feminino).

A recente inclusão de Tóquio como uma das 6 Maratonas Majors já é uma indicação de que o Japão está experimentando seu próprio boom da corrida. Além de Tóquio, Osaka e Yokohama também se tornaram corridas de sucesso com números expressivos de participantes.

Outro dado interessante que mostra como o Japão está crescendo de importância no cenário mundial: das 47 maratonas com a chancela da IAAF que ocorreram em 2013 ao redor do mundo, 8 foram no Japão, é o país que mais tem maratonas chanceladas pela IAAF! Ainda, segundo Brett Larner do site Japan Running News, o número de corredores em maratonas japonesas certificadas cresceu 240% nos últimos 5 anos.

Além da quantidade, o que faz os corredores japoneses tão bons que justifiquem tal resultado? Aqui, assim como não existe resposta fácil e direta para explicar porque os quenianos são os melhores do mundo, muito pode se especular sobre o tema. As explicações mais comuns que lemos por aí são que os atletas japoneses tem como características marcantes a disciplina, paciência e dedicação ao treinamento, realizam treinos intensos com alta quilometragem (alguns chegam a ter 3 treinos diários), e possuem sua dieta rica em proteínas com pouco carboidratos. Além disso, existe um fator cultural forte, a tradição e o gosto popular pela Maratona no país.

Será que em breve teremos corredores japoneses medalhando por aí? O que você acha sobre o tema? Quem tiver mais informações sobre o desempenho dos japoneses pode me mandar!

Contato: rodrigo79@gmail.com / twitter @rdlucchesi

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.