Notícias André Savazoni 31 de outubro de 2017 (0) (127)

Maratona do Porto planeja quebra de recordes no próximo domingo

Os maiores objetivos da organização da 14ª EDP Maratona do Porto, em Portugal, passam pela obtenção dos recordes do percurso em ambos os sexos e como a maior maratona nacional em número de concluintes.

No setor masculino, o melhor tempo do traçado está atualmente em 2:09:51, estabelecido pelo queniano Philemon Baaru na edição de 2011. A lista de presenças este ano é liderada pelo queniano Lawrence Kimaiyo, detentor de um recorde pessoal de 2:07:01, estabelecido em 2012, seguido pelo compatriota Jackson Limo, que já correu em 2:09:06, em 2014.

Também está de volta ao Porto o vencedor da edição de 2014, o etíope Workneh Fikire Serbessa. Além disso, segundo os organizadores, haverá algumas estreias promissoras, como as dos quenianos Emmanuel Bor e Charles Kipkoech Cheruiyot, e a do eritreu Teklemariam Medhin.

Quanto a portugueses, destacam-se as presenças de Daniel Pinheiro, Miguel Ribeiro, Bruno Silva, Ricardo Dias e Pedro Palma. Rui Pedro Silva funcionará como coelho até o km 15.

Já entre as mulheres, o recorde do percurso foi estabelecido o ano passado pela queniana Loice Kiptoo, com 2:29:13. Para a corrida deste domingo, Carla Salomé Rocha (2:27:08) partirá como uma das favoritas, já que é a detentora do melhor tempo entre todas as participantes, embora a experiência da queniana Monica Jepkoech (2:27:26 há dois anos) deva ser tida em consideração. Jepkoech vem de uma vitória no Porto nesta fase da sua
carreira, pois impôs-se há pouco mais de um mês, a 17 de setembro, na Meia-Maratona do
Porto Sport Zone.

Com o objetivo da quebra do recorde de participações, a organização espera que pela primeira vez em Portugal mais de 5 mil concluintes na maratona.

A 14ª EDP Maratona do Porto será disputada no próximo domingo (dia 5), com partidas junto ao Sea Life, e a presença da Contra-Relógio, através do editor, Tomaz Lourenço.

Veja também

Leave a comment