A Maratona de Chicago, disputada na manhã deste domingo (dia 8), teve duas provas distintas. No masculino, para a festa do público, o norte-americano Galen Rupp aproveitou-se de um ritmo lento para vencer com 2:09:20, enquanto no feminino a etíope Tirunesh Dibaba não apenas confirmou o favoritismo, como obteve um ótimo tempo, de 2:18:30.
Com base nos resultados disponibilizados no site oficial, a 40ª edição de Chicago teve 42.347 concluintes (22.278 homens e 20.089 mulheres), sendo 811 brasileiros a completar os 42.195 m da quinta Major do ano.
Galen Rupp, medalha de bronze na Olimpíada do Rio nos 42 km em 2016, esteve sempre no primeiro pelotão, que até depois do km 30 contava com mais de 20 atletas. Logo depois da placa do km 35, Rupp apertou o ritmo e ainda foi seguido por alguns quilômetros pelo queniano Abel Kirui, que terminou na segunda posição. Bernard Kipyego, também do Quênia, foi o terceiro colocado.
O atual recordista da maratona, o queniano Dennis Kimetto, abandonou após a passagem do km 20.
Já entre as mulheres, Tirunesh Dibaba manteve um ritmo forte desde o início, com o primeiro pelotão sendo formado por cinco atletas. A partir do km 30, ela acelerou e foi abrindo vantagem, sem ser incomodada pela queniana Brigid Kosgei e pela norte-americana Jordan Hasay, segunda e terceira colocadas, respectivamente.
Mais informações e resultados completos no site oficial de Chicago e a cobertura da prova na edição de novembro da Contra-Relógio.