Notícias Tomaz Lourenço 29 de setembro de 2009 (6) (117)

Maratona de Foz do Iguaçu

A 3ª Maratona de Foz do Iguaçu, promovida e organizada pelo SESC-PR, aconteceu domingo dia 27. A vitória foi de um dos favoritos, o pernambucano Marcos Antonio Pereira, de Garanhuns, com o tempo de 2:22:20, seguido de José Everaldo da Silva (2:26:30) e Roberto Rodrigues Oliveira (2:32:53). 

O campeão tinha vencido a Maratona do Rio, no final de junho, obtendo a melhor marca no Brasil este ano: 2:17:11. Em Foz, o percurso mais difícil (cheio de subidas e descidas suaves) e o calor não permitiram marcas rápidas para ninguém, mesmo com a prova saindo às 7 horas.

Aliás, aproveitamos para reforçar nossa campanha para que as maratonas no Brasil tenham largada às 6 horas, para ajudar os corredores e afetar menos o trânsito, ou seja, bom para todos, inclusive os organizadores, que teriam mais participantes, que hoje seguem para o exterior em busca de maratonas com temperatura agradáveis, sabidamente o aspecto que mais afeta a performance em provas longas.

Na prova feminina, vitória da queniana Jacqueline Chebor, em 2:52:08, seguida de Rosa Jussara Barbosa (2:52:50) e Marluce Queiroz (2:55:07).

Na Contra-Relógio de outubro, reportagem de Vicent Sobrinho e os resultados completos da 3ª Maratona de Foz do Iguaçu.

Veja também

6 Comments on “Maratona de Foz do Iguaçu

  1. Se com largada às 7:00 ou 07:30 já é difícil conseguir café da manhã nos hotéis (mesmo nos oficiais da maratona), imagine com largada as 6:00, com todo mundo tendo que acordar as 3 da manhã. Largada as 6:00: inviável.

    E até parece que nas maratonas do exterior nunca faz calor, né? Até tiveram que suspender uma prova em pleno andamento. Que horas foi a largada lá, às 5:00 ?

    Uma vez li na CR que a Maratona de SP não tinha problema em largar as 09h00 porque era mês de junho e não fazia calor… tá lá registrado pra quem quiser ler.

  2. Solicito a gentileza de me informar o contato do “pinguim” que tirou uma foto minha durante o percurso da maratona de Foz, essa foto faço questão de guardar, pois certamente foi a maratona mais dificil que completei. Grato.

  3. Olá Elcio,

    O site do Pinguim é o seguinte:

    Lá tem links para as fotos que ele tirou da maratona. De qualquer modo, o e-mail ele é superpinguim@gmail.com

    Abs e parabéns pela superação!

    Sergio

  4. A questão do café da manhã é facilmente acertada com os hotéis, que tem interesse em agradar os hóspedes quando em bom número. O problema maior costuma ser o deslocamento para a largada na madrugada, por falta de transporte público, assim como levar todo o staff para largada e percurso.
    De forma geral, as maratonas lá fora só acontecem em épocas propícias (primavera e outono), daí não ser muito importante o horário porque a temperatura é baixa durante o dia. Calor excessivo é fato raro, como aconteceu em várias maratonas nos EUA e Europa há dois anos.
    Quanto à MSP, a revista comentou que pelo fato de acontecer em maio/junho em SP, a largada às 9 horas não chega a ser muito grave porque os termômetros dificilmente passarão dos 25 graus, mas o ideal seria mesmo sair às 7h, só que a TV Globo não tem interesse pois deseja fazer uma transmissão ao vivo, com mais gente nas ruas, assistindo.
    A boa notícia é que a Maratona do Rio deverá ter largada entre 6 e 7 horas no próximo ano e este fato consideramos que fará a prova dar um salto em termos de participação de brasileiros e estrangeiros.

    Esperamos que a decisão seja seguida pelas outras nossas maratonas mais afetadas pela temperatura, ou seja, Floripa, Foz e Curitiba, já que Porto Alegre é beneficiada pelo clima, por acontecer em maio, às vezes com frio até demais.

  5. Voto por largadas mais cedo. Hoteis conveniados com a organização da prova ou habituados a receber atletas podem providenciar um café da manhã antecipado. Isso aconteceu comigo e minha esposa na própria Maratona de Foz. A propósito, às 6 horas, 1 hora antes da largada, os termômetros já marcavam 25o em Itaipu.
    Aproveitando, sou leitor assíduo da CR e fiquei muito feliz em encontrar lá em Foz do Iguaçu o Vicent, reporter da revista, fazendo a cobertura da prova. Era o único veículo de comunicação presente de fora do estado do Paraná. Parabéns!

  6. Boa tarde, participei da maratona de foz foi muito desgastante mass não chegou a ser impossivel de se realizar. Só chegou mesmo quem estava treinado pra ela independente de tempo, pois numa maratona o importante e completar principalmente a de Foz, que esperávamos que fosse chover (estava indicando isso um dia antes). Já é o segundo ano que participo e meu tempo foi alto (4:37), ano passado foi 4:07, mas mesmo assim fiquei em 2º na categoria, já que na minha categoria sào poucas mulheres (55 a 60 anos), mas Deus estava lá pra nos ajudar. Parabéns a todos que participaram: são heróis vencedores

Leave a comment