A Nike reinaugurou oficialmente a pista de atletismo e áreas revitalizadas da Vila Olímpica Manoel José Gomes Tubino (Mato Alto), como parte da parceria de cinco anos firmada com a Prefeitura do Rio de Janeiro (em novembro de 2015), para promover o esporte e atividade física na cidade.
O evento reuniu 150 crianças para uma série de atividades e contou com a presença de atletas como o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, bicampeão dos Jogos Pan-Americanos e medalha de bronze na Olimpíada de Atenas, e a velocista Veronica Hipólito, com duas medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio em 2016.
“Depois dos Jogos, nos perguntamos muito sobre o que deixaríamos como legado para o Rio de Janeiro. Medalhas vão passar, marcas serão batidas, mas ações e uma pista como essa revitalizada pela Nike é o que fica para a cidade. São espaços com um objetivo maior do que o sonho de subir no pódio. É o foco na prática do esporte para todos, nas escolas, nas ruas”, afirmou Verônica.
“Ver essa pista cheia de crianças me faz acreditar ainda mais no poder do esporte. É aquilo que a gente gostaria que acontecesse em todos os lugares. Projetos como este da Nike e da Prefeitura servem de exemplo e incentivo para muitos outros. É muita gente envolvida realmente querendo levar o esporte para a vida dessas crianças”, disse Vanderlei Cordeiro.
Além do novo playground e melhorias nas quadras esportivas, o grande destaque na revitalização é a pista de atletismo que foi totalmente reformada, recebeu revestimento de Nike Grind – material premium reciclado que lhe conferiu o status de Classe 2 na certificação da IAAF . Há apenas seis pistas de atletismo no Rio com esse tipo de certificação, das quais apenas duas, incluindo a de Mato Alto, são abertas ao público.
A Vila Olímpica de Mato Alto completa as quatro instalações que foram revitalizadas como parte do compromisso da Nike com a Prefeitura do Rio. Em 2016, foram reinauguradas as vilas do Encantado; Mané Garrincha, no Caju; e Clara Nunes, em Acari. Como parte dessa parceria, todas as 22 Vilas Olímpicas da cidade recebem equipamentos e uniformes esportivos para os cerca de 600 professores de Educação Física, que recebem treinamento periódico com objetivo de melhorar a experiência das comunidades, em especial das crianças, com o esporte e a atividade física.
[youtube]eshswhRgUFg[/youtube]
Para celebrar o projeto das Vilas Olímpicas e reforçar o impacto que o esporte tem na vida de crianças e jovens, a Nike lança o vídeo Legado em Movimento (https://www.youtube.com/watch?v=eshswhRgUFg&feature=youtu.be). Narrado por Seu Jorge, o filme conta com cenas das vilas já revitalizadas.
O Projeto das Vilas Olímpicas da Prefeitura do Rio de Janeiro surgiu nos anos 1980, com a abertura da Vila Olímpica da Mangueira e do Centro Esportivo Miécimo da Silva. As vilas fazem parte da rotina de milhares de crianças, jovens, adultos e idosos, que têm a oportunidade de participar de mais de cem modalidades esportivas e de lazer. Atualmente, essas instalações públicas atendem a quase 45 mil alunos. Todas as vilas oferecem atividades para portadores de necessidades especiais.