A 34ª edição da Maratona de Porto Alegre, disputada neste domingo (dia 11), contou com 3.006 concluintes (2.300 homens e 692 mulheres, além de 14 nas categorias especiais). Já na meia-maratona foram 2.519 corredores a completar o percurso (1.451 homens e 1.068 mulheres), segundo os resultados preliminares disponibilizados nesta segunda-feira (12) no site oficial. Isso sem contar as provas rústicas de 10 km e 5 km.
O clima esteve perfeito para uma maratona, com céu azul e sem vento, com a temperatura média de 8° a 16° entre 7h e 12h. A largada atrasou em 10 minutos devido à realização de uma rave na região, o que complicou a chegada dos corredores na área de concentração (muitas vias de acesso estavam interditadas por isso).
Mesmo sem a separação por baias de ritmo previsto (a maratona e a meia largaram juntas), a largada aconteceu sem complicações, também porque logo nos primeiros metros a pista já se abria para mais faixas, facilitando o escoamento. A hidratação foi de 2 em 2 km, com dois pontos de isotônico, porém, faltou um posto de água entre os km 32 e 38 (reta final da prova).
Na divulgação dos resultados, após o evento, houve uma disponibilização por tempo bruto para as faixas etárias, quando o correto (inclusive constando no regulamento) teria de ser por tempo líquido, o que gerou reclamação e atraso nas premiações tanto os 21 km quanto dos 42 km.
A realização de uma expo (que pode crescer mais) por três dias (de quinta a sábado) facilitou a entrega dos kits, diminuiu as filas (houve apenas concentração maior nos momentos em que chegavam as vans do aeroporto e da rodoviária) no sábado. A estrutura montada no shopping também está entre os pontos positivos, tanto antes quanto depois da largada, com fácil acesso para os corredores e acompanhantes.
Clique aqui e tenha acesso aos resultados completos.
Confira a cobertura completa na edição de julho da Contra-Relógio.