Depois de vencer os 1.500 m na manhã de sábado, Thiago do Rosário André (B3 Atletismo) ganhou na tarde deste domingo (11) os 800 m, com 1:44.81, e garantiu-se como um dos destaques do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, encerrado na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, com vitória do Pinheiros. Aos 21 anos, o corredor fluminense está qualificado para as duas provas para o Campeonato Mundial de Londres, em agosto.
“Não acredito nesse resultado. Fiz os primeiros 400 m em 51s e o normal era esperar algo em torno de 1:45.Estou muito feliz”, comentou o atleta, sentado na área dos atletas, cansado pelo esforço. “Tinha 1:45.65 como melhor resultado e isso é uma recompensa por todo o sacrifício feito”, afirmou. “O objetivo é fazer algumas provas na Europa antes do Mundial para ganhar mais ritmo de corrida.”
No salto triplo, Nubia Aparecida Soares e Tania Ferreira da Silva (ambas da B3) alcançaram o índice para o Mundial. Nubia, na verdade, ratificou a marca, com 14,56 m (0.8), 4º melhor resultado do mundo de 2017. Já Tania saltou 14,13 m (2.0). O índice exigido pela IAAF é de 14,10 m.
“Estou me sentindo confiante e os resultados estão saindo. Quero muito chegar à final do Mundial e brigar por um bom resultado”, comentou Nubia. Tania também era só felicidade. Conseguiu uma prova “excelente”. “Obtive os meus cinco melhores saltos do ano no Troféu Brasil. Isso é muito gratificante.”, lembrou.
No salto com vara, o campeão olímpico Thiago Braz da Silva (Pinheiros) e o campeão do GP Brasil Caixa Augusto Dutra (Orcampi Unimed) empataram em primeiro lugar na competição, com a marca de 5,52 m. Os dois passaram a altura na segunda tentativa e depois não superaram 5,62 m.
“Senti uma dor na panturrilha direita logo no primeiro salto e só continuei para somar pontos para o Pinheiros. Tenho certeza de que não é nada grave, mas só fiz uma tentativa a 5,62 m”, contou o ganhador da medalha de ouro no Rio 2016. Nesta segunda-feira (12), ele viaja de volta para a Itália, onde retomará os treinamentos com o ucraniano Vitaly Petrov. “Quero muito uma medalha no Mundial de Londres. Esse é meu grande objetivo”, disse.
Já Augusto garantiu estar tranquilo. “Faltaram acertar detalhes técnicos. Tenho tempo ainda de buscar o índice para o Mundial nas próximas semanas”, observou.
Resultados do Troféu Brasil:
Recorde brasileiro
Mariana Marcelino – Lançamento do martelo
Recorde Sul-Americano Sub-20
Paulo André de Oliveira – 100 m
Daniel do Nascimento – 10.000 m
Índices Campeonato Mundial
Rosangela Santos – 100 m e 200 m
Vitória Rosa – 100 m e 200 m
Aldemir Gomes – 200 m
Geisa Coutinho – 400 m
Eder Souza – 110 m com barreiras
Thiago André – 800 m
Nubia Soares – Salto triplo
Tania Silva – Salto Triplo
Caio Bonfim – 20 km marcha
Darlan Romani – Arremesso do peso
Altobeli Silva – 3.000 m com obstáculos
Laila Ferrer – Lançamento do dado
Márcio Teles – 400 m com barreiras
Hederson Estefani – 400 m com barreiras
Geisa Arcanjo – Arremesso do peso