A seleção brasileira participa neste sábado (dia 22) e domingo (dia 23) o 3º Campeonato Mundial de Revezamentos, no Estádio Thomas A. Robinson, em Nassau, nas Bahamas. O Brasil compete com as quatro equipes olímpicas – 4×100 m e 4×400 m no masculino e no feminino -, em busca de vagas para o Mundial de Atletismo de Londres, em agosto, na Grã-Bretanha.
O evento reunirá, segundo a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), 513 atletas de 34 países, com destaque para 177 participantes com medalhas olímpicas ou mundiais.
No total, serão distribuídos US$ 1,26 milhão em prêmios, dos quais US$ 50 mil destinados aos quartetos campeões. O mesmo valor será destinado às equipes que baterem recordes mundiais.
A equipe masculina do 4×100 m disputa as eliminatórias a partir das 20h59 deste sábado (no horário de Brasília). Se passar, a final está marcada para as 23h36.
Para este sábado estão previstas também as eliminatórias dos revezamentos 4×400 m feminino (21h31) e masculino (22h12) – todos no horário de Brasília.
A SporTV vai transmitir ao vivo a competição neste fim de semana.
As equipes finalistas que completarem as provas olímpicas estarão automaticamente qualificadas para o Mundial de Londres. Em Nassau, ainda serão disputados revezamentos de 4×200 m e 4×800 m (masculino e feminino) e o 4×400 m misto.
Os atletas da seleção brasileira são os seguintes:
4×100 m masculino – Antonio Cesar Rodrigues, Bruno Lins, Derick de Souza Silva e Vitor Hugo dos Santos, pela ordem. Felipe Bardi dos Santos é o reserva.
4×400 masculino – Anderson Freitas Henriques, Alexander Russo, Lucas da Silva Carvalho e Hugo Balduino de Sousa. Aldemir Gomes da Silva Junior é o reserva.
4×100 m feminino – Bruna Jessica Farias, Tania Ferreira da Silva, Vitoria Cristina Rosa e Rosangela Santos. Mariana da Costa Rodrigues Ferreira é a reserva.
4×400 m feminino – Cristiane dos Santos Silva, Jessica Roberti da Silva, Natallia Oliveira da Silva e Jailma Sales de Lima. Geisa Coutinho é a reserva.