O final de semana está movimentado nos 42 km. Na Europa, destaque para as maratonas de Paris (França), uma das mais belas do mundo e com mais de 40 mil participantes, e Roterdã (Holanda), uma das mais velozes, com percurso extremamente rápido. Aqui, no Brasil, será o dia da 23ª edição da Maratona Internacional de São Paulo no domingo (dia 9).
O evento paulistano ainda contará com milhares de corredores em suas outras distâncias, 24 km, 8 km e 4 km (corrida e caminhada). A largada será a partir das 6h50, com a elite feminina; vindo depois, às 7h15, a categoria cadeirantes, e às 7h28, elite masculina e pelotão geral, premium e Atletas com deficiência.
As largadas e chegadas serão na Avenida Pedro Álvares Cabral, diante do Parque do Ibirapuera (com exceção dos 24 km, que terminam na Avenida Escola Politécnica).
O Brasil terá alguns de seus destaques brigando pelo primeiro lugar da maratona. A última vitória nacional no masculino aconteceu em 2012, com Solonei Rocha da Silva, enquanto no feminino foi em 2010, com Marizete Moreira. Por isso, os atletas querem acabar com essa hegemonia e prometem lutar muito pelo topo do pódio.
Entre os homens, um dos destaques será o mineiro Franck Caldeira, campeão da prova em 2004 e que luta para se tornar o primeiro corredor a vencer por duas vezes em São Paulo. Também estarão Wellington Bezerra da Silva, Edmilson Santana e Gilmar Silvestre Lopes.
No feminino, a bicampeã Marizete Moreira encabeça a lista de atrações. Vencedora em 2009 e 2010 ela, inclusive, foi a última brasileira a subir no topo do pódio. Ela terá as companhias de Viviane Figueiredo, Simone Ferras e Dione D’Agostini Chillemi.
Destaques também não faltam entre os estrangeiros. No masculino, por exemplo, estarão o atual campeão da prova, o queniano Paul Koech Kimutai, e os compatriotas Josphat Kipkemboi Ronoh e Elijah Kemboi. Para ditar o ritmo da prova estarão os “coelhos” Daniel Kiprotich (Quênia) e Workiye Wosenu (Etiópia).
Já no feminino, as atrações serão as quenianas Leah Jerotich, Priscilla Lorchima, Josephine Jerotich e Christine Chepkemei.
Mais informações em www.maratonadesaopaulo.com.br.