Fernanda Borges e Thiago André fizeram os índices de qualificação para o Campeonato Mundial de Atletismo, que será disputado em Londres, de 4 a 13 de agosto.
Neste sábado (dia 11), na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Thiago do Rosário André marcou 1:45.65, nos 800 m, superando o índice da IAAF (1:45.90), em etapa do Campeonato Paulista de Atletismo. No feminino, Fernanda Borges alcançou a qualificação no lançamento do disco com 62,29 m (o índice é 61,20 m).
Thiago e Fernanda competem pela equipe da BM&FBovespa, de São Caetano do Sul (SP), sendo que o meiofundista é treinado por Ricardo D’Angelo e a lançadora, por João Paulo Alves da Cunha.
O prazo para a obtenção dos índices para Londres vai até 23 de julho. Para garantir a vaga, o atleta, além de fazer o índice da IAAF, precisa estar entre os 40 primeiros do Ranking Olímpico em sua prova (considerando até três atletas por país).
Na mesma competição, Alencar Chagas Pereira fez o índice para o Campeonato Pan-Americano Sub-20, marcado para Trujillo, no Peru, de 21 a 23 de julho. Ele fez 68,60 m no lançamento do martelo e o índice é 67,76 m. O prazo para a busca dos índices para evento vai até 9 de julho. Alencar compete pela ARPA, de São José do Rio Preto (SP) e treina com Flavio dos Santos Silva.
As marcas de Thiago, Fernanda e Alencar precisam ser homologadas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). “Assim que recebermos o relatório do delegado-técnico, faremos a homologação”, explicou Anderson Rosa, gerente técnico da confederação.