O mineiro Gilberto Silvestre Lopes confirmou o favoritismo e conquistou hoje (dia 5) o quarto título da Copa Brasil Caixa de Cross-Country, no Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste de São Paulo (SP). Foi a terceira vitória consecutiva do atleta na prova, disputada pela terceira vez no circuito montado na área de lazer e de preservação ecológica, na capital paulista.
O vencedor teve de superar algumas dificuldades, além do percurso desafiador (cinco voltas no circuito de 2 km), com subidas e descidas, obstáculos naturais como troncos de árvores, poças d’água e muita lama. “Nas duas primeiras voltas, corri com dores no lado esquerdo do abdômen”, lembrou. “E na terceira levei um tombo em que perdi até o número do peito. Tive de fazer força para alcançar os líderes”, comentou logo após cruzar a linha de chegada, com o tempo de 33:09.
No adulto feminino, também no percurso de 10 km, a vitória foi da paranaense Tatiane Raquel da Silva. Ao contrário de Gilberto, ela venceu pela primeira vez a prova e não conhecia o trajeto. “Todos me avisaram do circuito complicado e, por isso, não foi pega de surpresa. Tentei manter um ritmo forte desde o início para não deixar a vitória ser decidida próxima da chegada”, comentou a corredora de 27 anos, que completou a distância em 39:22.
O grande objetivo da atleta treinada por Adauto Domingues é buscar o índice dos 3.000 m com obstáculos para o Campeonato Mundial de Londres, de 9:42.00. “No ano passado, fiquei muito perto da marca exigida para a Olimpíada do Rio. Este ano vou fazer de tudo para ir ao Mundial. Já terminei o treinamento de base e agora vou iniciar os específicos”, afirmou Tatiane.
FUTURO – O paulista Daniel Ferreira do Nascimento, um dos maiores destaques das categorias de base do Atletismo nacional, conquistou também o tetracampeonato da Copa Brasil, ao vencer o sub-20. Ele tem um título na categoria sub-18 e agora três na sub-20.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocará todos os vencedores da Copa Brasil para defender o País no Sul-Americano de Cross Country, que será disputado no dia 19 deste mês, em Santiago, no Chile. Já o torneio continental será seletivo para o Mundial de Cross-Country de Kampala, nas categorias adulta e sub-20, no dia 26 de março, em Uganda.