Notícias André Savazoni 20 de janeiro de 2017 (2) (188)

Bekele cai em Dubai e etíope Tamirat Tola bate recorde do percurso

A expectativa era toda em torno de Kenenisa Bekele, mas quem roubou a cena foi outro etíope, Tamirat Tola, que não apenas venceu, como bateu o recorde do percurso da Maratona de Dubai com 2:04:11. Bekele, após cair no início e perder o contato com os líderes, abandonou no km 23. Já no feminino, estreia nos 42 km com o primeiro lugar da etíope Worknesh Degefa, com 2:22:26, hoje.

O sonho de Bekele de bater o recorde mundial do queniano Dennis Kimetto (2:02:57) foi adiado, pelo menos até a Maratona de Londres, em abril. “Eu vim para Dubai fazer algo especial, no entanto não era para ser”, disse um decepcionado Bekele. “Eu caí no começo e me machuquei. Eu tentei correr, mas não funcionou. Só espero voltar um dia para Dubai e mostrar o que posso fazer aqui”, completou o multicampeão, que tem duas participações e dois abandonos em Dubai.

O ritmo acelerado inicial – com o primeiro pelotão formado por seis corredores passando a meia-maratona ainda com possibilidade de recorde mundial – não foi um obstáculo para Tola, que perdeu alguns segundos no trecho final, mas mesmo assim fechou com o melhor tempo da história em Dubai, de 2:04:11, com ampla vantagem sobre os compatriotas Mule Wasihun (2:06:46) e Sissay Lemma (2:08:04).

“O tempo de 15 km (43.26) foi muito rápido, mas quando vimos que Kenenisa estava bem atrás, fiquei mais confiante. Estou feliz de vencer, mas acho que poderia ter corrido sub 2h04″, afirmou Tola, que leva para casa o prêmio de 200 mil dólares pela vitória.

Já entre as mulheres, o tempo de Worknesh Degefa (2:22:36) foi o quarto da história no evento. O pódio teve mais duas corredoras da Etiópia: Shure Demise em segundo (2:22:57) e Yebrgual Melese em terceiro (2:23:13).

Veja também

2 Comments on “Bekele cai em Dubai e etíope Tamirat Tola bate recorde do percurso

  1. Passaram a meia maratona 45 segundos abaixo do recorde mundial e não acima.

  2. Obrigado pela ajuda e correção, Kleber. Feito. Na verdade, a passagem da meia não foi os 45 segundos realmente, tem toda razão. A marca na estatística oficial foi alcançada em 1:01:33, com projeção final de prova para 2:03:06, ou seja, levemente acima do recorde mundial.

    Abraço
    Contra-Relógio

Leave a comment