Goiânia será sede da 5ª Maratona e da 8ª Meia-Maratona “EM Movimento” em comemoração ao Dia Nacional da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM). O evento terá início às 6h, do dia 28 de agosto, na esquina da Rua Quatro com a Avenida Tocantins, no centro da capital de Goiás.
Para a presidente da Associação Goiana de Esclerose Múltipla (AGEM-N), Eduarda Assis de Albuquerque Arantes, ter uma data para conscientizar a população sobre a doença é de extrema importância. “Precisamos esclarecer o que é a esclerose múltipla, mostrar a importância do diagnóstico precoce e as perspectivas de qualidade de vida com os tratamentos disponíveis.”
A esclerose múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune: as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais que levam o paciente a ter perdas motoras e cognitivas progressivas, entre outros sintomas. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a esclerose múltipla tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que vem possibilitando constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes.
A patologia atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo – no Brasil, cerca de 30 mil. Ao contrário do que muitos ainda acreditam, os portadores da esclerose múltipla são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos.
Para participar da corrida, basta se inscrever aqui. O valor da inscrição varia conforme a categoria e o percurso, que pode ser de 42 km, 21 km, 10 km ou 5 km. O prazo é até o dia 22 de agosto. Para mais informações acesse: www.ativo.com. A prova será no dia 28 de agosto.
De acordo com a organização, está será a primeira edição com a chancela da Confederação Brasileira de atletismo (CBAT) com o Permit Ouro.