Na reta final de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Fabiana Murer disputa duas etapas da Diamond League (Liga Diamante). Atleta do salto com vara, ela compete nesta sexta-feira (dia 15) em Mônaco e em Londres no próximo dia 23.
Fabiana viajou para a Europa no último sábado e chega às duas últimas provas antes do Rio como líder do ranking mundial do salto com vara, graças aos 4,87 m obtidos no Troféu Brasil, em São Bernardo do Campo – o resultado também é a melhor marca pessoal da atleta de 35 anos e recorde sul-americano.
“Acabo de conseguir um bom resultado e as duas próximas competições vão servir para ganhar mais confiança. Claro que vou tentar fazer uma boa marca, mas quero ganhar constância nos saltos e na técnica, porque o importante é o que virá depois, a Olimpíada”, afirma Fabiana, que se despedirá das competições no Rio de Janeiro.
Nas duas provas europeias, a saltadora encontrará suas principais adversárias. “São duas competições preparatórias, mas vão ser muito fortes. Todo mundo vai participar porque são provas muito boas. É sempre bom saltar em Mônaco, é um lugar que eu gosto e de onde tenho boas recordações. Londres é um bom lugar também, mas depende muito do clima.”
Logo após a Diamond League de Londres, Fabiana Murer volta para o Brasil. A atleta vai continuar treinando no CT do Clube de Atletismo BM&FBovespa, em São Caetano do Sul.
“Após retornar da Europa, ainda tenho três semanas de treino. Vou fazer dez dias mais fortes, que serão importantes para retomar um pouco da parte física. Entre Mônaco e Londres, só vou manter a preparação. Depois vou soltar o treinamento, para chegar bem descansada no Rio”, explicou.
A qualificação do salto com vara será no dia 16 de agosto, no Engenhão. A final está marcada para 19 de agosto.