Joziane da Silva Cardoso conquistou no domingo (dia 29) a primeira colocação no Campeonato Sul-Americano de Meia-Maratona, disputado por ruas e avenidas no centro de Assunção, no Paraguai. O brasileira de 28 anos completou os 21,097 km em 1:14:38, derrotando apenas nos metros finais a peruana Rocio Cantara, vice-campeã, com 1:14:37. Wilma Arizapana, também do Peru, ficou com a medalha de bronze, com 1:15:07.
Na categoria masculina, o mineiro Gilmar Silvestre Lopes ficou com a segunda colocação, com o tempo de 1:04:33, ficando a apenas 5 segundos do peruano Ferdinan Pacheco, o novo campeão sul-americano. Daverson Ramons, também do Peru, foi o terceiro colocado, com 1:04:35. Gilmar era o atual vencedor do evento, título conquistado em 2015, em Montevidéu, no Uruguai.
“Foi uma prova muito disputada e decidida apenas nos últimos metros. Tanto a Joziane como o Gilmar foram muito bem e representaram bem o Brasil”, afirmou o técnico Henrique Viana, que orientou os atletas em Assunção. Joziane e Gilmar treinam com Henrique na equipe Pé de Vento/Caixa, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.