Como nos últimos quatro anos, o domínio foi total dos corredores africanos na 31ª edição dos 10 km Tribuna FM-Unilus, disputada ontem (dia 15) em Santos. Os melhores brasileiros foram Gladson Alberto Silva Barboza (Pinheiros) com 29:34 e Joziane da Silva Cardoso (Pé de Vento) com 33:20, ambos na quarta posição. A prova teve 18.147 concluintes (10.628 homens, 7.465 mulheres e 54 nas categorias especiais). De acordo com a organização, foram 20.200 inscritos neste ano.
No masculino, Paul Kipkorir Kipkemoi garantiu a 16ª vitória para os quenianos, que ainda faturaram o segundo e terceiro lugares, com Willian Kibor e Edwin Kibet. Entre as mulheres, Failuna Abdi Matanga comemorou o título para a Tânzania pela primeira vez, superando Esther Kakuri e Jane Seurey, ambas do Quênia. Como prêmio, Paul e Failuna receberam, cada um, R$ 30 mil, de um total de R$ 112,4 mil.
Além da disputa acirrada e internacional na frente, a prova foi marcada pela alegria de seus participantes, estimulada pelos famosos “pelotões”, grupos uniformizados de academias, clubes, associações e empresas. Neste ano, a UP! Academia chamou a atenção, com nada menos que 598 inscritos, todos usando camisetas vermelhas. Para aumentar ainda mais a animação, três atrações musicais estimularam os atletas a correr e se divertir.
Os resultados completos do 31º 10 KM tribuna FM-Unilus estarão à disposição no site www.triesportes.com.br. Foram publicados hoje no jornal A Tribuna. Agora, as atenções se voltam para a 13ª Meia-Maratona A Tribuna-Praia Grande, no dia 18 de setembro (inscrições a partir de julho).
Leia a cobertura completa da Tribuna 10 km na edição de junho da Contra-Relógio.