Notícias André Savazoni 18 de maio de 2012 (0) (165)

Corrida da Ponte e Tribuna 10 km são as atrações do final de semana

Os olhares do mundo da corrida estarão voltados neste final de semana para duas cidades que respiram esporte: Rio de Janeiro e Santos. Na capital carioca, domingo, ocorre a tradicional Corrida da Ponte, com os participantes fazendo boa parte dos 21,4 km pela famosa ponte que liga Niterói ao Rio. Também domingo, no litoral paulista, a festa fica por conta da Tribuna 10 km, segunda maior prova brasileira individual (16.500 inscritos, atrás apenas da São Silvestre) e o percurso mais rápido do Brasil, em termos de resultados da elite.

Inaugurada em 1974, a Ponte Rio-Niterói ainda é a maior do Hemisfério Sul e recebe uma média diária de 150 mil veículos ou 400 mil pessoas. Esse tráfego intenso será parcialmente interrompido domingo para que cerca de oito mil corredores possam desfrutar da paisagem única de seus 13 km na Corrida da Ponte Sedex. Para diminuir o impacto nos dois municípios, um forte esquema de trânsito foi montado, e os fluminenses devem evitar a ponte das 2h às 14h.

Somando os 13 km da ponte com o restante do percurso, que começa no Caminho Niemeyer, em Niterói, e vai até o Aterro do Flamengo, no Rio, os corredores irão percorrer 21,4 km em um tempo máximo de 2h45. A largada, antecipada este ano para diminuir os efeitos do calor (um dos ponto negativos da edição de 2011), será às 7h30.

Serão 44 atletas da elite que disputam a premiação de R$ 10 mil dada ao primeiro colocado no masculino e no feminino. Giovani dos Santos, Damião de Souza e os quenianos Joseph Aperumoi e Kiprop Mutai estão entre os favoritos. Entre as mulheres, Marily dos Santos, Roselaine Silva, Conceição Maria de Oliveira, as quenianas Jacklyne Chemwek e Flomena Daniel, e a boliviana Vianca Zeballo devem disputar o pódio.

O ex-maratonista Edson Bergara, segundo colocado na primeira edição da corrida, em 1981, e atleta da seleção brasileira por 10 anos, que passou recentemente por uma delicada cirurgia para a retirada de um tumor no intestino, será homenageado na Corrida da Ponte. Ele será o padrinho da prova ao lado do medalhista olímpico André Domingues.

Mais informações e detalhes sobre o transporte de barcas e entrega do kits no site oficial.

SANTOS – Com 16.500 inscritos em menos de uma semana, a Tribuna 10 km consolida-se em sua 27ª edição como uma das principais e maiores provas do Brasil. Em total de inscritos, perde somente para a São Silvestre (sem contar revezamentos). Além disso, com percurso totalmente plano, ao nível do mar, detém o título de prova mais rápida do país. Os três melhores tempos no masculino e os quatro no feminino de 2011 foram feitos em Santos. Outra característica é a festa, com público durante todo o percurso, bandas de música e inúmeros grupos de corrida de bairros, academias, assessorias, trabalho etc entre os inscritos.

A largada ocorre a partir das 8h, com a elite feminina saindo às 8h10, a elite masculina, elite B, pelotão premium e primeiro pelotão geral às 8h20 e o segundo pelotão geral e caminhantes às 8h35. O campeão no masculino e no feminino leva R$ 25 mil e há premiação em dinheiro até o 20º colocado, fato raro nas provas brasileiras e por isso mesmo contando sempre com expressiva participação dos profissionais.

Informações sobre os locais de acesso à largada e entrega dos kits, que prossegue hoje e amanhã em Santos, no site oficial da Tribuna 10 km.

Ouça sobre as duas provas no podcast Contra-Relógio no Ar da próxima quarta-feira e leia a cobertura na edição de junho da revista Contra-Relógio.

Veja também

Leave a comment