20 de setembro de 2024

Contato

Sem categoria André Savazoni 3 de maio de 2016 (0) (133)

Vanderlei Cordeiro de Lima participa do início do desfile da tocha olímpica

O ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima conduz a Tocha Olímpica na Catedral de Brasília (Elza Fiuza/Agência Brasil)
O ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima conduz a Tocha Olímpica na Catedral de Brasília (Elza Fiuza/Agência Brasil)

O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze em Atenas-2004, foi uma das dez pessoas a participar da primeira etapa do revezamento da tocha olímpica em solo brasileiro, na manhã de hoje, em Brasília. Até o dia 4 de agosto, a tocha percorrerá 327 cidades do país, terminando no Rio de Janeiro na véspera da abertura oficial dos Jogos Olímpicos, marcada para o dia 5 de agosto.

A tocha foi recebida pela presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Quem também já conduziu a tocha nesta tarde foi o velocista paralímpico Alan Fontelles. Ainda hoje, Joilto Bomfim, ex-atleta olímpico dos 110 m com barreiras, será um dos condutores. Outro nome do atletismo confirmado é o do campeão olímpico Joaquim Cruz, que virá de San Diego, nos Estados Unidos, para carregar a tocha quando passar por Taguatinga, cidade em que nasceu.

A lanterna contendo a chama olímpica chegou hoje às 7h25 ao Aeroporto Internacional de Brasília, ponto de partida para um roteiro que, nos próximos 95 dias, incluirá 327 cidades das cinco regiões do país, passando pelas mãos de 12 mil pessoas até chegar, no dia 5 de agosto, ao Estádio Maracanã, local onde será acesa a Pira Olímpica e celebrada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A chama foi acesa no dia 21 de abril, em frente ao Templo de Hera, localizado na cidade grega de Olímpia.

Alan Fonteles brilha carregando a tocha representando o esporte paralímpico brasileiro (Agência Brasil)
Alan Fontelles brilha carregando a tocha representando o esporte paralímpico brasileiro (Agência Brasil)

Veja também

Leave a comment