A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou hoje a convocação de oito atletas que representarão o País na disputa do Campeonato Mundial Indoor, de 17 a 20 deste mês, no Centro de Convenções de Oregon, em Portland, nos Estados Unidos.
Os convocados:
Masculino
João Vitor de Oliveira (AARP-SP) – 60 m com barreiras
Fabio Vaz dos Santos (AD Indaiatubana-SP) – 60 m com barreiras
Thiago Braz (Orcampi/Unimed-SP) – salto com vara
Augusto Dutra (BM&FBovespa-SP) – salto com vara
Darlan Romani (BM&FBovespa-SP) – arremesso do peso
Feminino
Rosangela Santos (Pinheiros-SP) – 60 m
Fabiana Moraes (Pinheiros-SP) – 60 m com barreiras
Fabiana Murer (BM&FBovespa-SP) – salto com vara
O destaque da seleção brasileira é Fabiana Murer, que tem duas medalhas na carreira no salto com vara em Mundiais em pista coberta: ouro em Doha-2010, no Catar, e bronze em Valência-2008, na Espanha. A atleta participou do circuito de torneios indoor no início do ano, obtendo 4,71 m como melhor resultado.
Outro destaque é Thiago Braz, também do salto com vara, que já está em Portland, desde o último dia 4, treinando no Willamette Striders Track Club, sob orientação do técnico Vitaly Petrov. Thiago saltou em fevereiro 5,93 m, no Meeting de Berlim, na Alemanha, quebrando o recorde sul-americano da prova. Com a marca, ele ocupa o terceiro lugar no ranking mundial da IAAF em pista coberta de 2016.
Além de Thiago Braz, estão nos Estados Unidos, onde treinam Rosangela Santos (Miami) e João Vitor de Oliveira (San Diego). Os outros atletas embarcam amanhã (10).
A Seleção Brasileira terá em Portland ainda Carlos Alberto Cavalheiro como treinador-chefe, os treinadores Elson Miranda, Vitaly Petrov e Tania Moura, o médico Cristiano Laurino, os fisioterapeutas Rodrigo Iglesias e Lidia Souza e a nutricionista Danielli Botture.
Mais duas atletas atingiram os índices exigidos pela CBAt para o Mundial Indoor – Ana Claudia Lemos e Franciela Krasucki, ambas para os 60 m -, mas decidiram concentrar seus treinamentos para a Olimpíada do Rio.