O período de dedicação exclusiva aos treinos acabou para Fabiana Murer. A saltadora do clube BM&FBovespa decidiu que, antes de viajar para a temporada indoor na Europa, participará do Torneio FPA, neste sábado, para começar a entrar em ritmo de competição.
O torneio representa uma chance única para a saltadora, já que, em sua temporada de despedida, ela competirá oficialmente pela primeira vez no local em que treina desde maio de 2012, quando o CT do BM&FBovespa foi inaugurado.
“Decidi saltar porque achei legal fazer uma competição no Brasil antes de ir para a Europa. Era a última oportunidade de saltar no CT em uma competição oficial”, disse a saltadora, que terá a torcida de parentes no sábado – a prova do salto com vara feminino começa às 12h. “Vai ser uma grande motivação. Eu salto pouco no Brasil e o pessoal só consegue ver o Troféu Brasil.”
Fabiana retomou os treinamentos na metade de outubro, após uma excelente temporada – foi vice-campeã mundial e pan-americana, bateu o recorde sul-americano indoor (4,83 m) e igualou a marca continental ao ar livre (4,85 m), além de ter completado dez anos no top 10 do ranking mundial.
“Treinei muito bem e tive um período de preparação muito tranquilo”, conta. No dia 18 de janeiro, fez seu primeiro treino com 18 passadas, sua corrida de competição desde 2010. “Não foram muitos os treinos com 18 passadas, então essa vai ser uma prova mais de adaptação do salto. Lógico, quero saltar alto, mas não estou com expectativa de marca. Vou saltar altura por altura e ver aonde chego”, afirma Fabiana, que tem como principal objetivos os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.