Atleta patrocinado pela Mizuno, Paulo Roberto de Almeida Paula disputará a Maratona de Fukuoka, no próximo dia 6 de dezembro. A prova é exclusiva para os corredores de elite. Recuperado de uma série de lesões que o prejudicaram recentemente, Paulo Roberto garante estar bem preparado para começar a tentativa de obter o índice para correr a maratona dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016.
Para atingir o índice exigido pela CBAt, Paulo Roberto terá de fazer no mínimo 2:17:00. Porém, apenas isso não será suficiente. Até o momento, cinco brasileiros já correram abaixo dessa marca, sendo que apenas três terão direito à vaga olímpica (o mais veloz até o momento é Marilson Gomes dos Santos, com 2:11:00). Assim, quanto menor o tempo até maio, quando se encerra o período para obtenção de índices, maior a chance de conseguir a desejada classificação – Paulo Roberto disputou a Olimpíada de Londres.
“Eu mudei meu tipo de treinamento, estou correndo menos quilometragem, encurtando os treinos de 30 km antes das maratonas, que antes era de seis a sete semanas, e hoje é de quatro. Acredito que o excesso estava me levando a ter as contusões”, afirmou o maratonista.
O irmão gêmeo dele, Luiz Fernando, companheiro de treinos e muitas corridas, explica que a alteração na estratégia deve-se também à mudança de local de treinamento: eles deixaram Portugal e foram para Presidente Prudente, no Interior de São Paulo, uma região muito mais quente. Além de diminuir a rodagem, Paulo Roberto também se diz melhor preparado mentalmente, com mais confiança. Com todos esses fatores, ele garante estar em sua melhor fase da carreira e pronto para tentar a vaga olímpica.
Embora não tenha corrido maratonas nos últimos meses, tem participado de meias maratonas. A última delas em Praga, na República Checa, em setembro, onde fez tempo na casa de 1h04.