Notícias André Savazoni 13 de agosto de 2015 (0) (146)

Espírito Santo tem a 26ª edição das Dez Milhas Garoto no domingo

O atletismo nacional estará bem representado na 26{ edição das Dez Milhas Garoto, uma das principais e mais tradicionais corridas de rua do país e que será realizada no próximo domingo (dia 16), com largada na Praia de Camburi, em Vitória, e chegada na fábrica da Garoto, em Vila Velha.

Entre os destaques nacionais estão Giovani dos Santos, tricampeão da Volta da Pampulha, e Daniel Chaves da Silva, quinto no ano passado, que puxam a lista de atrações confirmadas. Longe do topo do pódio desde 2010, os brasileiros buscam acabar com a hegemonia estrangeira dos últimos anos e voltar a comemorar uma vitória no evento capixaba.

A programação completa de largadas é a seguinte: às 7h40, cadeirantes (Masculino e Feminino); às 7h45, elite feminina; e às 8h, a elite masculina e público em geral. Os dias de retirada do kit serão nesta sexta e sábado, na fábrica da Garoto.

A última conquista nacional nas Dez Milhas Garoto foi em 2010, com Marilson Gomes dos Santos (47:45). De lá para cá, foram três quenianos e um etíope no primeiro lugar.

O mineiro Giovani dos Santos tem sido uma das referências das provas de rua nos últimos anos. Tricampeão da Volta Internacional da Pampulha, campeão da Meia-Maratona de São Paulo em 2013 e melhor desempenho do país (quinto lugar) na Corrida Internacional de São Silvestre do ano passado, ele é a maior esperança de vitoria nacional no domingo.

Completam a relação de atletas brasileiros na elite Glenilson Gilbert de Carvalho, Justino Pedro da Silva, Valério de Souza Fabiano, Jonilson Pinto Prates, Francisco Ribamar de Souza e Ronaldo Moraes Silva.

Em 2015, a prova, criada em 1989 para celebrar o aniversário de 60 anos da empresa, apresenta algumas novidades nesta temporada. A mudança no percurso na Dez Milhas, com total de 16,090 km, é uma delas. Pela primeira vez, ao descer da Terceira Ponte, os atletas passarão pelo elevado (alça) em frente ao Shopping Praia da Costa até chegar à Avenida Hugo Musso, quando seguirão o trajeto tradicional.

Os objetivos dessa mudança são oferecer ainda mais conforto aos corredores, passando por ruas mais largas, e garantir maior fluidez ao trânsito, reduzindo eventuais impactos causados pela corrida.

Serão distribuídos mais de R$ 100 mil em prêmios, incluindo dois carros zero-quilômetro para o primeiro brasileiro e a primeira brasileira que completarem o percurso das Dez Milhas. Uma inovação na premiação deste ano é que ela será cumulativa. Ou seja, o atleta poderá ser premiado em mais de uma categoria.

Veja também

Leave a comment