Mesmo com o calor de 27°C, o que dificultou tanto para a elite quanto para os amadores, os brasileiros Conceição Oliveira, líder do ranking nacional de corrida de rua, e Gilmar Silvestre Lopes acompanharam o ritmo dos africanos e cruzaram a linha de chegada em terceiro lugar nos 10 km na etapa do Circuito Caixa de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ontem.
A elite feminina abriu a disputa no Parque das Nações Indígenas, com a queniana Carolyne Komen, campeã da Maratona Internacional de São Paulo, e a tanzaniana Natalia Elisante Sulle disparando na frente. As duas impuseram o seu ritmo do início ao fim, e chegaram respectivamente em primeiro e segundo lugar.
Conceição Oliveira (foto) comemorou muito o resultado. “O percurso e o clima de Campo Grande são um desafio para os atletas. E eu venho de quatro provas em sequência. Conseguir o terceiro lugar no pódio, primeiro entre as brasileiras, foi uma verdadeira superação”, afirmou Conceição. Com o resultado, a fundista mantém a liderança do ranking brasileiro, agora com 164 pontos. “Eu faço uma preparação com um alto volume de rodagem, por isso mantenho a consistência nos resultados, em todo tipo de prova, sem sofrer lesões. Estou feliz porque venho correndo em ritmo de maratona, e, pela corrida de hoje (ontem), vi que consigo me recuperar já depois de 4 ou 5 minutos. Pensando na Meia-Maratona do Rio de Janeiro, meu próximo objetivo, isso é muito bom.”
Entre os homens, a briga pelo pódio foi mais acirrada. Os tanzanianos Saidi Juma Makula e Joseph Tiophil Panga correram na frente durante todo o percurso, mas tiveram a companhia de Gilmar Silvestre Lopes, segundo colocado até o quinto quilômetro. “O calor aqui em Campo Grande é muito forte. Mas eu fui com os africanos até onde deu”, contou o brasileiro, que chegou apenas 21 segundos atrás do segundo colocado, Joseph Panga. Gilmar prepara-se agora para estrear na maratona, em Buenos Aires, de olho no índice olímpico para os Jogos do Rio de Janeiro/2016.
Mais informações e resultados completos em www.circuitocaixa.com.br.
Agora, serão duas etapas seguidas na região Nordeste do Brasil: Fortaleza (2 de agosto) e Recife (9 de agosto). As inscrições seguem abertas, com desconto de 10% para os assinantes da Contra-Relógio.
Foto: Luiz Adoro/adorofoto