A campeã mundial Fabiana Murer, do Clube BM&Bovespa, confirmou a boa fase na etapa de Nova York da Diamond League, ontem, ao ficar com a medalha de ouro no salto com vara com 4,80 m, a segunda melhor marca do ano até o momento. A prata foi da grega Nikoleta Kiriakopoulou, também com 4,80 m. A norte-americana campeã olímpica Jennifer Suhr ficou em terceiro (4,54 m).
Embora não seja objetivo ganhar a Diamond League na temporada, com as vitórias em Birmingham e Nova York (8 pontos), a brasileira lidera a competição, seguida pela grega Nikoleta (6 pontos) e a americana Mary Saxer (2). Fabiana (que já havia saltado 4,83 m na temporada indoor) está empatada com a segunda melhor marca do mundo no ano, com a grega, e atrás de Suhr, a líder do ranking.
Em Nova York, Fabiana fez uma prova emocionante na disputa acirrada com a saltadora grega. Fabiana ultrapassou a marca de 4,74 m na primeira tentativa. Kiriakopoulou não passou e decidiu ir direto para a próxima altura, 4,80 m. Ambas passaram na primeira tentativa e, assim, Fabiana venceu. E ainda fez três tentativas com o sarrafo a 4,86 metros, “uma delas muito boa”, segundo o técnico Elson Miranda, mas não passou.
“A primeira tentativa de Fabiana no 4,86 m foi muito boa, dava para saltar… Bom, mas a Fabiana mostrou que está bem. Ela gosta de saltar aqui em Nova York e, de fato, hoje (ontem) as condições para a prova eram favoráveis – clima bom e pouco vento, sem tanta oscilação. A Fabiana está ganhando a Diamond League, mas esse não é nosso foco no ano – temos o Pan de Toronto, em julho, e o Mundial de Pequim, em agosto, como objetivos principais”, avaliou o técnico Elson Miranda.
Fabiana ainda saltará na etapa de Paris da Diamond League, no dia 10 de julho, antes do Pan. “Mas nosso foco agora é o Pan. Depois, o Mundial.” Em Toronto, no Canadá, a prova de Fabiana será no dia 23 de julho.
Foto: Agência Luz/BM&FBovespa