A 20ª edição da Volta à Ilha Asics, realizada no sábado, em Florianópolis, foi marcada por um belo dia de sol, o que deixou o visual desse revezamento de 140 km, por grupos de 8 a 12 integrantes, ainda mais bonito.
As largadas tiveram início às 4h15. E, logo ao nascer do sol, as equipes já sabiam que teriam pela frente mais um desafio além dos morros, praias, trilhas e dunas: o calor. Até mesmo as equipes mais competitivas sentiram isso. Pentacampeões da prova em dupla, os goianos Sinei Mendanha e Cleiser Santos tinham como objetivo retomar o posto de campeões, perdido em 2014 para os gaúchos da Companhia dos Cavalos e conseguiram. Primeiros a cruzar a linha de chegada na Volta à Ilha, os corredores, que representam a equipe André Villarinho, comemoram bastante o resultado.
“O sol castigou bastante. Nós montamos uma estratégia diferente para sair mais forte. Conseguimos abrir um pouco para os adversários e, mesmo com o calor, terminamos bem”, disse Cleiser Santos, de 36 anos, parceiro de Sinei Mendanha, de apenas 25. “Foi muito bom voltar a vencer após um ano. Temos de saber lidar com derrotas e vitórias. Os últimos trechos, os 15 km do Morro do Sertão e os 15 km até a Via Expressa, são os mais difíceis e definiram a prova”, completou Sinei.
No domingo, houve a cerimônia de premiação, com os campeões de cada categoria recebendo os troféus no Hotel Majestic.
A prova teve cobertura especial do editor da Contra-Relógio, Tomaz Lourenço, que correu a penúltima etapa (de 15,5 km) por uma equipe da ASICS. A reportagem estará publicada na edição de maio da CR.
Resultados
Campeão Geral: Cia dos Cavalos/Flex Nutrition (RS) - 8:53:19
Aberta: Supermercado Jacomar (PR) - 9:15:06
Aberta Mista: Base 1 (RS) - 10:04:04
Dupla: André Villarinho (GO) – 10:41:39
Veterana 40: Nossa Saúde (PR) - 10:23:56
Veterana 50: Companhia dos Cavalos/Poupex (RS) - 10:49:32
Veterana Mista: Campos Running/Paquetá Esportes (RS) - 10:29:41