A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou ontem uma nota oficial, por meio da assessoria de imprensa, encaminhada em primeiro momento para o site Corrida no Ar, informando que os resultados da Meia-Maratona Internacional de São Paulo, disputada ontem, não serão homologados pois o percurso corrido foi diferente do aferido.
Durante todo o trajeto, inclusive, a diferença entre os GPSs dos corredores estava acima do nível de erro (que existe pois os aparelhos não são perfeitos). Isso desde o primeiro quilômetro. Ao final da prova, a maioria marcou entre 21,6 a 21,8 km – bem acima do que normalmente deve ocorrer. A CBAt não informou oficialmente qual foi a distância percorrida exatamente, nem a razão para essa falha, hoje muito rara em provas bem organizadas, como costumam ser as realizadas pela Yescom.
Para os amadores, não muda nada. Ou melhor, a não ser quem ficou próximo da quebra de recordes pessoais (algo em torno de 1 a 2 minutos). Em relação à elite, os tempos não valem, mas as colocações e a premiação, sim.
A Meia de São Paulo teve 6.058 concluintes (4.953 homens e 1.105 mulheres).
Confira a íntegra da nota oficial:
NOTA OFICIAL Nº 40/2015
Não Homologação de Resultados de Corrida de Rua
Comunica-se que a CBAt, em função da prova não ter sido corrida no percurso oficialmente medido, conforme relatório do Delegado Técnico da CBAt presente na mesma, não reconheceu os resultados da prova abaixo, mantendo somente a classificação para efeito do Ranking Caixa CBAt de Corredores de Rua de 2015:
Permit CBAt Prata nº 03/2015 – Prova Nacional
Prova: IX Meia Maratona Internacional de São Paulo
Percurso: Meia Maratona Data: 1º de março de 2015
Local: São Paulo, SP.